Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.creator | Braga, Kleber Monteiro | |
dc.date.accessioned | 2016-07-25T15:30:31Z | |
dc.date.available | 2014-10-23 | |
dc.date.available | 2016-07-25T15:30:31Z | |
dc.date.issued | 2014-07-07 | |
dc.identifier.citation | BRAGA, Kleber Monteiro. Análise de gestão na instituição de ensino superior à luz de princípios éticos. 2014. 78 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014. | por |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/481 | |
dc.description.abstract | This thesis aims to analyze the higher learning institution in the light of ethical principles, basing this work on a bibliographic and comparative research seeking to get to know better the opinion of various authors on this subject. In this way we opted for a detailed and systematic study of various works promoting a dialog between the authors after which we chose as a goal to emphasize the importance of management based on ethical criteria and principles not being guided only by the needs of the market aimed at cost and benefit, with a descriptive, exploratory, qualitative approach as well as supported by data contained in the literature researched, making a reflection on the themes presented. It is through this paper, that we can classify as a theoretical essay just based on the literature reviewed, that we found that ethics must be present in the best form of management taking into account the principles of participatory management which is based on the organic relationship between the directors and the participation of members of its academic staff. Through an extensive theoretical research the following themes were brought to the case analysis: autonomy of the institution and the educational community; community involvement in the pedagogical process; planning activities; continuing education for personal and professional development of members of the academic community; shared assessment; productive and creative human relations based on the pursuit of common goals. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Faculdades EST | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ética | por |
dc.subject | Instituição de Ensino | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | ÉTICA E GESTÃO | por |
dc.subject | Ethics | eng |
dc.subject | Teaching institution | eng |
dc.subject | Management | eng |
dc.title | Análise de gestão na instituição de ensino superior à luz de princípios éticos | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.referee1 | Reblin, Iuri Andréas | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação busca fazer uma análise da instituição de ensino superior à luz de princípios éticos, pautando o presente trabalho em uma pesquisa bibliográfica e comparativa, buscando conhecer a fundo a opinião de vários autores sobre o tema. Deste modo optou-se pelo estudo criterioso e sistemático de várias obras, promovendo diálogo entre autores, quando então objetivou-se enfatizar a importância da gestão pautada em critérios e princípios éticos, não se orientando somente para as necessidades de mercado que visam custo e benefício, com pesquisa descritiva, exploratória, de abordagem qualitativa, mas sim com amparo na coleta de dados contidos nas obras pesquisadas, fazendo uma reflexão sobre os temas abordados. Através desse trabalho que podemos classificar como um ensaio teórico, apenas, baseado na literatura revisada, constatou-se que a ética deve estar presente na melhor forma de administrar levando em conta os princípios da gestão participativa que se baseia na relação orgânica entre a direção e a participação dos membros de sua equipe acadêmica. Por meio de uma vasta pesquisa teórica foram trazidos para a análise do caso os seguintes temas: autonomia da instituição e da comunidade educativa; envolvimento da comunidade no processo pedagógico; planejamento de atividades; formação continuada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes da comunidade acadêmica; avaliação compartilhada; relações humanas produtivas e criativas, assentadas na busca de objetivos comuns. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Teologia | por |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | por |
dc.publisher.initials | EST | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3258975119279295 | por |
dc.contributor.advisor1 | Schreiber, Dusan | |
dc.contributor.advisor1Lattes | SCHREIBER, D. | por |