Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.creator | Dorfman, Paulo | |
dc.date.accessioned | 2016-07-25T15:38:00Z | |
dc.date.available | 2009-05-07 | |
dc.date.available | 2016-07-25T15:38:00Z | |
dc.date.issued | 2008-02-12 | |
dc.identifier.citation | DORFMAN, Paulo. A música sacra de Leo Schneider : uma voz no deserto. 2008. 97 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/45 | |
dc.description.abstract | This dissertation proposes an analysis of the sacred musical work by Porto Alegre composer Léo Schneider (1910-1978) based on a selection of his major sacred compositions. It emphasizes the uniqueness of Schneider s esthetic project and its possibilities as a tool for religious education. The first part of the research introduces Leo Schneider s personal history, from his family background to his formal and musical education, pointing out the environment in which he lived and the cultural, social and political background of his time. Musical aspects of the major Brazilian composers of his time and the international musical scenario of the period will also be taken into consideration. The focus is on sacred compositions of Schneider s time through a parallel between his work and that of his contemporaries, but the research also provides an understanding of his work within the context of protestant communities, especially Lutheran. The second part of the dissertation addresses the influence of Martin Luther s ideas on Leo Schneider s life and work, particularly the reformer s principles towards the meaning and the use of music in the church. The third part of the research analyzes five of Schneider s major sacred compositions, taking into account their musical and literary aspects so as to draw pedagogic connections in the fields of music, theology and religious education, stressing out the practical side of the composer, a diligent and creative artist at the service of the Gospel teaching through music. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Faculdades EST | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Leo Schneider | por |
dc.subject | História da Música Sacra Brasileira | por |
dc.subject | História da Música Protestante no Brasil | por |
dc.subject | RELIGIÃO E EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | Leo Schneider | eng |
dc.subject | History of Brazilian Sacred Music | eng |
dc.subject | History of Protestant Music in Brazil | eng |
dc.title | A música sacra de Leo Schneider : uma voz no deserto | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.referee1 | Klein, Remi | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 | por |
dc.contributor.referee2 | Beyer, Esther Sulzbacher Wondracek | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0675318030514120 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho constitui-se como um estudo analítico da obra musical sacra do compositor Porto Alegrense Leo Schneider (1910-1978) baseado em uma seleção de suas principais composições sacras. É dada especial ênfase no estudo da singularidade de seu projeto estético e suas possibilidades como instrumento de educação religiosa. Na primeira parte é mostrada a trajetória pessoal de Leo Schneider, desde suas origens familiares, passando por sua educação formal e musical, ressaltando o ambiente em que viveu e o panorama cultural, social e político de sua época. São focados também aspectos musicais dos principais compositores brasileiros de sua época e também breves considerações sobre o panorama internacional da música de sua época. A ênfase é dada às composições de caráter sacro da época no confronto entre a obra de Leo e seus contemporâneos, buscando também oferecer uma visão da sua obra no contexto das comunidades protestantes em especial as luteranas. Na segunda parte da pesquisa é abordado um olhar sobre a importância do pensamento de Martim Lutero na vida e obra de Leo Schneider, principalmente no que diz respeito aos princípios do reformador quanto ao sentido e o uso da música na igreja. A terceira parte da pesquisa é uma análise de cinco das principais composições de caráter sacro de Leo Schneider, composições estas estudadas em seus aspectos musicais e literários, de maneira a tecer relações de caráter pedagógico nas áreas da música, da teologia e da educação religiosa, demonstrando o lado prático do compositor, visto como um diligente e criativo artista a serviço dos ensinamentos do Evangelho através da música. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Teologia | por |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | por |
dc.publisher.initials | EST | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6578440200147910 | por |
dc.contributor.advisor1 | Ewald, Werner | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8272731055063337 | por |