Faculdades EST Repository

A contribuição da TV Escola em práticas pedagógicas alternativas no ensino religioso

Show simple item record

dc.creator Gera, Madalena Lopes Ferreira
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:52:36Z
dc.date.available 2014-03-13
dc.date.available 2016-07-25T15:52:36Z
dc.date.issued 2013-12-12
dc.identifier.citation GERA, Madalena Lopes Ferreira. A contribuição da TV Escola em práticas pedagógicas alternativas no ensino religioso. 2013. 57 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/425
dc.description.abstract This current research approach is the TV Escola (School TV) basing itself on Pedagogical Practices as alternatives in the context of new paradigms faced with the technological advances in communication. In this way, the reflection is delimited by the holistic pedagogical practice as the guide for a process of teaching-learning aimed at forming the human being as a whole. With these presuppositions in view the research was delineated by the proposed dialog as to the integration of education, its contemporaneity and the contribution of the TV Escola to Religious Education, given the reach and possibilities in society and culture through the TV Escola. The conceptual formulation of the approximation of TV Escola with Religious Education was oriented by the formation of the professor, and that this professor might be prepared to work within diversity and globalization. And with this propitiate a propositional education to grant the student a minimum of knowledge for educational and social use and absorption through the know-how which the children and youth of today, in general, have of the new technologies. Allegedly, TV is a technology of broad reach. Thus, as conclusions, propositional elements were listed of the TV Escola and Religious Education, seeking new perspectives of changes aiming at the territoriality and promotion of religious and thought diversity. With this the TV is presented as being more than simple technological innovation, but as an equipment of knowledge, a metaphor of a new regime of teaching characterized by fluidity and interactivity. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject TV Escola por
dc.subject Educação por
dc.subject Ensino Religioso por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE por
dc.subject TV Escola (School TV) eng
dc.subject Education eng
dc.subject Religious Education eng
dc.title A contribuição da TV Escola em práticas pedagógicas alternativas no ensino religioso por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 por
dc.description.resumo A presente pesquisa aborda a TV Escola balizando-se em Práticas Pedagógicas como alternativas no contexto de novos paradigmas diante dos avanços tecnológicos de comunicação. Desta forma, delineia-se pela prática pedagógica holística como norteadora de um processo de ensino-aprendizagem, voltado para a formação do ser humano como um todo. Tendo em vista estes pressupostos teóricos, a pesquisa delineou-se pelo diálogo proposto quanto à integração da educação, sua contemporaneidade, e à contribuição da TV Escola para o Ensino Religioso, dado o alcance e as possibilidades na sociedade e na cultura através da TV Escola. A formulação da aproximação da TV Escola e do Ensino Religioso se orientou pela formação do professor, para que esteja preparado para atuar dentro da diversidade e da globalização, e, com isso, indica uma educação propositiva para dar ao aluno o mínimo de conhecimento para utilização e absorção educacional e social por meio dos saberes, que, em geral, as crianças e jovens de hoje possuem das novas tecnologias. Alegadamente, a TV é uma tecnologia de amplo alcance. Assim sendo, como conclusões, indica-se elementos propositivos da TV Escola e do Ensino Religioso, em busca de perspectivas novas de mudanças em vista da territorialidade e da promoção da diversidade de pensamento e religiosa. Com isso, a TV, passa a ser compreendida como sendo mais do que simples inovação tecnológica, mas aparelho de conhecimento, metáfora de um novo regime de ensino caracterizado pela fluidez, interatividade. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.contributor.advisor1 Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 por


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account