Faculdades EST Repository

O lugar ocupado pelo ensino da geografia na educação de jovens e adultos: cenários de dissertações e teses produzidas no Brasil entre os anos de 2006 a 2009

Show simple item record

dc.creator Silva, Liziane Bernardes da
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:49:27Z
dc.date.available 2013-11-26
dc.date.available 2016-07-25T15:49:27Z
dc.date.issued 2013-06-20
dc.identifier.citation SILVA, Liziane Bernardes da. O lugar ocupado pelo ensino da geografia na educação de jovens e adultos: cenários de dissertações e teses produzidas no Brasil entre os anos de 2006 a 2009. 2013. 76 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/416
dc.description.abstract This final master s paper deals with an investigation carried out about the contribution of geographic knowledge in Education for Youth and Adults. For this, bibliographic research was carried out focusing on dissertations and theses produced in Brazil between the years of 2006 and 2009. EJA [Education for Youth and Adults] is a modality of teaching which has been able to glimpse a timid transformation in its educational practices within the period between the middle of the 20th century and the beginning of the 21st century. Toward this end it is necessary to think of public policies aimed at this segment. In this light, we have as theme of this study the teaching of Geography in Education for Youth and Adults , which is justified because of the importance this has for society in the promotion of the personal, professional and social development of the EJA student and educator; it is also of extreme relevance for the educational universe, since the modality of teaching in question is being increasingly debated and its pedagogical and curricular quality is being improved. It is also of great relevance for the academic world, because it can become a source for future research, contributing to discussions which can provoke changes in the modality of teaching and in the curricular component in question. For the professional future it is an opportunity for improvement which will help develop competency and abilities in the area researched. Besides this, it was a theme which generated curiosity for deepening knowledge in the theme, since interest was aroused while the way of teaching Geography in EJA was being observed. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Educação de jovens e adultos por
dc.subject Geografia por
dc.subject Currículo por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE por
dc.subject Education for Youth and Adults eng
dc.subject Geography eng
dc.subject Curriculum eng
dc.title O lugar ocupado pelo ensino da geografia na educação de jovens e adultos: cenários de dissertações e teses produzidas no Brasil entre os anos de 2006 a 2009 por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Klein, Remi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.description.resumo Este trabalho final de mestrado aborda uma investigação realizada sobre a contribuição dos conhecimentos geográficos na Educação de Jovens e Adultos. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica focalizando dissertações e teses, produzidas no Brasil entre os anos de 2006 e 2009. A EJA é uma modalidade de ensino que tem vislumbrado uma tímida transformação em suas práticas educativas no período compreendido entre meados do século XX e início do século XXI. Nesse sentido, é preciso pensar em políticas públicas voltadas para este segmento. Diante do exposto, tem-se como tema do presente estudo o ensino da Geografia na Educação de Jovens e Adultos , que se justifica diante da importância que tem para a sociedade ao promover desenvolvimento pessoal, profissional e social do educando e do educador da EJA; sendo também de extrema relevância para o universo educacional, já que a modalidade de ensino em questão é algo em crescente debate e melhoria da qualidade pedagógica e curricular. É de grande relevância também para o mundo acadêmico, porque pode tornar-se fonte de futuras pesquisas, contribuindo para discussões que provoquem mudanças na modalidade de ensino e no componente curricular em questão. Para o futuro profissional é oportunidade de aperfeiçoamento que lhe desenvolverá competências e habilidades na área pesquisada. Além disso, foi um tema que gerou curiosidade de aprofundamento do tema, posto que lhe despertasse a atenção ao observar o modo de ensinar a Geografia na EJA. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6345383109738626 por
dc.contributor.advisor1 Nogueira, Sandra Vidal
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1164669318007879 por


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account