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A avaliação da aprendizagem na educação infantil: uma análise crítico-reflexiva da Revista Nova Escola

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dc.creator Maciel, Maria Aquino
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:48:16Z
dc.date.available 2013-11-26
dc.date.available 2016-07-25T15:48:16Z
dc.date.issued 2013-06-28
dc.identifier.citation MACIEL, Maria Aquino. A avaliação da aprendizagem na educação infantil: uma análise crítico-reflexiva da Revista Nova Escola. 2013. 70 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/413
dc.description.abstract In the quest for understanding the many concerns about the evaluation of learning, this research had as its goal to investigate the benefits which the evaluation of learning in Primary Education, normally propitiates for the educators and for the children involved in the process. For this, we opted to analyze, through bibliographic and documental research, the perspective of authors with regard to the concepts of learning evaluation, the reflection around the subject and the available related articles in the Revista Nova Escola [New School Journal] between the years of 2006 and 2011. This paper is structured in three chapters. In the first chapter we discuss: the concept of Primary Education from the historical aspect; Primary Education in Brazil confronted with the advances, the challenges and the Public Policies; it talks about Primary Education and Evaluation focusing on Brazilian educational legislation. The second chapter presents the most variable concepts of evaluation in the perspective of the authors focusing on: the theoretical and practical concepts of learning evaluation in Primary Education; the work of the teacher with regard to the evaluation of learning in Primary Education emphasizing the importance of the process of evaluation in Primary Education and its usefulness for the development of learning especially in children of 0 to 5 years of age. The third chapter presents, as a parameter, an analysis of the articles in the New School Journal from 2006 to 2011 which talk especially about the evaluation of learning in Primary Education based on a critical-reflective analysis. After analysis and reflection about the articles of the New School journal, the discussion and the results obtained through the object of research showed that the traditional evaluation is still present within the educational institution, but changes are being revealed by the actors who feel a need to reconstruct the evaluation process. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Avaliação da aprendizagem por
dc.subject Educação infantil por
dc.subject Professor por
dc.subject Prática Pedagógica por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE por
dc.subject Evaluation of learning eng
dc.subject Primary education eng
dc.subject Teacher eng
dc.subject Pedagogical practice eng
dc.title A avaliação da aprendizagem na educação infantil: uma análise crítico-reflexiva da Revista Nova Escola por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Klein, Remi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.description.resumo Na busca para a compreensão de tantas inquietações sobre a avaliação da aprendizagem, esta pesquisa objetivou investigar os benefícios que a avaliação da aprendizagem na Educação Infantil, via de regra, proporciona aos educadores e às crianças envolvidas no processo. Para tanto, optou-se por analisar através de pesquisa bibliográfica e documental a visão de autores em relação aos conceitos de avaliação da aprendizagem, a reflexão em torno do assunto e os artigos relacionados disponíveis na Revista Nova Escola entre os anos de 2006 e 2011. Este trabalho está estruturado em três capítulos. No primeiro capítulo, discute-se: concepção de Educação Infantil sob o enfoque histórico; Educação Infantil no Brasil diante dos avanços, dos desafios e das Políticas Públicas; discorre-se sobre a Educação Infantil e Avaliação sob o enfoque da legislação educacional brasileira. O segundo capítulo apresenta os mais variados conceitos de avaliação na visão dos autores, focando: as concepções teóricas e práticas sobre a avaliação da aprendizagem na Educação Infantil; o trabalho do professor frente à avaliação da aprendizagem na Educação Infantil, dando ênfase à importância do processo de avaliação na Educação Infantil e sua utilidade para o desenvolvimento da aprendizagem especialmente da criança de 0 a 5 anos. O terceiro capítulo apresenta como parâmetro uma análise dos artigos da Revista Nova Escola de 2006 a 2011 que versam em especial sobre a avaliação da aprendizagem na Educação Infantil a partir de uma análise crítico-reflexiva. Após análise e reflexão sobre os artigos da revista Nova Escola, a discussão e os resultados obtidos através do objeto da pesquisa mostraram que a avaliação tradicional ainda é presente no seio da instituição de ensino, mas mudanças já são reveladas pelos atores, que sentem a necessidade de reconstruir o processo de avaliação. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4495587416166008 por
dc.contributor.advisor1 Nogueira, Sandra Vidal
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1164669318007879 por


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