dc.creator |
Mascarenhas, Ana Sheila Soares |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-25T15:29:28Z |
|
dc.date.available |
2013-08-17 |
|
dc.date.available |
2016-07-25T15:29:28Z |
|
dc.date.issued |
2013-01-07 |
|
dc.identifier.citation |
MASCARENHAS, Ana Sheila Soares. As interfaces da língua portuguesa frente às práticas pedagógicas: narrativa de uma professora no programa Um Gestar em Cada Escola. 2013. 74 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. |
por |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/366 |
|
dc.description.abstract |
This study is a reflective narrative of my experiences from training and professional
work as a teacher of English in public schools in Feira de Santana, Bahia, with focus
and focus on Program A gestate in each school (Learning Management school -
gestate). Under a critical bias, analyzing the importance of Community Education,
Religious Education, teaching practice and knowledge needed for teaching language
from the perspective of being a teacher and his relationship with the construction of a
professional identity and its dimension. This work aims to reflect the importance of
training and upgrading of teachers, as well as highlight the proactive stance of a teacher
researcher emphasized by researcher Stella Maris Bortoni-Ricardo, seeking a praxis that
involves skill, knowledge of new technologies, respect, creativity , critical analysis,
teamwork and autonomy. |
eng |
dc.format |
application/pdf |
por |
dc.language |
por |
por |
dc.publisher |
Faculdades EST |
por |
dc.rights |
Acesso Aberto |
por |
dc.subject |
Língua Portuguesa |
por |
dc.subject |
Educação |
por |
dc.subject |
Práticas Pedagógicas |
por |
dc.subject |
Narrativa |
por |
dc.subject |
Educação Comunitária |
por |
dc.subject |
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE |
por |
dc.subject |
Portuguese Language |
eng |
dc.subject |
Education |
eng |
dc.subject |
Pedagogical Practices |
eng |
dc.subject |
Narrative |
eng |
dc.subject |
Community Education |
eng |
dc.title |
As interfaces da língua portuguesa frente às práticas pedagógicas: narrativa de uma professora no programa Um Gestar em Cada Escola |
por |
dc.type |
Dissertação |
por |
dc.contributor.referee1 |
Klein, Remi |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 |
por |
dc.description.resumo |
O presente estudo consiste numa narrativa reflexiva a partir das minhas experiências de
formação e atuação profissional como docente de língua portuguesa da rede pública de
ensino em Feira de Santana, na Bahia, com foco e enfoque no Programa Um gestar em
cada escola (Gestão de Aprendizagem Escolar GESTAR). Sob um viés crítico,
analisando a importância da Educação Comunitária, o Ensino Religioso, as práticas
pedagógicas e os saberes necessários para o ensino de língua materna a partir da visão
do que é ser docente e sua relação com a construção de uma identidade profissional e
sua dimensão. Este trabalho visa refletir a importância da formação e da atualização do
docente, bem como ressaltar a postura pró-ativa de um docente pesquisador enfatizada
pela pesquisadora Stella Maris Bortoni-Ricardo, buscando uma práxis que envolva
competência, conhecimento das novas tecnologias, respeito, criatividade, análise crítica,
trabalho em grupo e autonomia. |
por |
dc.publisher.country |
BR |
por |
dc.publisher.department |
Teologia |
por |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
por |
dc.publisher.initials |
EST |
por |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
por |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5827990694943919 |
por |
dc.contributor.advisor1 |
Paixão, Márcia Eliane Leindcker da |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6024105249647787 |
por |