Faculdades EST Repository

Práxis dos docentes dos cursos técnicos e tecnológicos e as demandas do mundo de trabalho : um olhar na relação teoria e prática : um foco no TheoPrax

Show simple item record

dc.creator Santos, Maria de Fátima Luz
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:28:20Z
dc.date.available 2009-04-07
dc.date.available 2016-06-17T20:28:20Z
dc.date.issued 2008-12-07
dc.identifier.citation SANTOS, Maria de Fátima Luz. Práxis dos docentes dos cursos técnicos e tecnológicos e as demandas do mundo de trabalho : um olhar na relação teoria e prática : um foco no TheoPrax. 2008. 105 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/34
dc.description.abstract This dissertation brings to focus of analysis the pedagogical praxis of teachers of technical and technological courses in front of influences of technologicals innovations with base in the microelectronic and on the demands of the work s world. We tried with this theme to superate the dichotomy between the theory and the practice in a investigation movement in the educative and productive institution making the analysis to light of these demands. There was a tentative of breaking the preconception about the influence of economy in education. However the author tries to not absent the analysis and critical reflexions taking out the contributions of these technologicals phenomenons for education caring to not transcribing them, and yes, interpreting them. The author methodological option allowed analyzing the technologies influences in the works' world and its requisitions on the professionals' profiles and on the decurrently jobs. Allow analyze the praxis of teachers these courses and the triad relation between epistemology, axiology and methodology through the case's study in SENAI-BA Institution. The author also does a brief analysis in the tendencies and in the technological changings in the work's world in an Industrial and developed country Germany, trying to compare the requirements and the adopted solutions by the elected country. In this way this study contributed to strength a vision of integrated systems between theory and practice. In this perspective the author considered that the approached phenomenons are connected in a relation of interdependence between areas of knowledge and professional suscitating therefore a teaching praxis in the direction of knowledge production with autonomy and creativity on the cognoscente and ethical subject formation. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Educação profissional por
dc.subject Práxis docente por
dc.subject Novas tecnologias por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA por
dc.subject Professional education eng
dc.subject Teaching praxis eng
dc.subject New technologies eng
dc.title Práxis dos docentes dos cursos técnicos e tecnológicos e as demandas do mundo de trabalho : um olhar na relação teoria e prática : um foco no TheoPrax por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.advisor-co1 Klein, Remi
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.description.resumo Esta dissertação traz para foco de análise a práxis pedagógica de docentes dos cursos técnicos e tecnológicos frente às influências das inovações tecnológicas com base na microeletrônica e nas demandas do mundo do trabalho. Buscou-se com esse tema superar a dicotomia entre teoria e prática num movimento de investigação na entidade educativa e produtiva, fazendo a análise à luz dessas demandas. Houve uma tentativa de transgredir o preconceito sobre a influência da economia na educação. Entretanto, a autora procura não se ausentar das análises e reflexões críticas, extraindo as contribuições desses fenômenos tecnológicos para a educação, tendo o cuidado de não transcrevê-las e, sim, interpretá-las. A opção metodológica feita pela autora permitiu analisar as influências das tecnologias no mundo do trabalho e suas requisições nos perfis profissionais e nos empregos decorrentes. Possibilitou analisar a práxis de docentes desses cursos e a relação tríade entre epistemologia, axiologia e metodologia, através de estudo de caso na instituição SENAI-BA. A autora faz uma breve análise, também, das tendências e das mudanças tecnológicas no mundo de trabalho, num país industrial e desenvolvido - Alemanha, buscando comparar os requerimentos e as soluções adotadas pelo país eleito. Dessa forma, esse estudo contribui para fortalecer uma visão de sistemas integrados entre teoria e prática. Nessa perspectiva, a autora considera que os fenômenos abordados estão conectados numa relação de interdependência entre áreas do conhecimentos e profissionais, suscitando, portanto, uma práxis docente na direção de produção de conhecimento com autonomia e criatividade na formação de um sujeito cognoscente e ético. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0559705814438063 por
dc.contributor.advisor1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 por


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account