Repositorio Faculdades EST

Ética e responsabilidade social nas empresas varejistas do setor de supermercados

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Andrade, Janara Vaz
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:31:20Z
dc.date.available 2013-03-22
dc.date.available 2016-06-17T20:31:20Z
dc.date.issued 2013-01-21
dc.identifier.citation ANDRADE, Janara Vaz. Ética e responsabilidade social nas empresas varejistas do setor de supermercados. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/349
dc.description.abstract Corporate Social Responsibility - CSR has assumed an important role for companies being adopted, by many, as a management strategy. This study is the result of analysis of the impacts on the adoption of management based on ethics and social responsibility in the retail supermarket industry. Therefore, we sought to evaluate by means of literature and documentary vision of authors in relation to the concepts of ethics and CSR, as well as the effects of the accession of CSR as a management strategy in the retail supermarket companies. This study is structured in four chapters. The first chapter presents and discusses the viewand concepts of several authors about ethics in this new economic context and discusses about CSR management strategy. Chapter two discusses CSR within the companies in the retail supermarket focusing the vocation on this sector for CSR, as well as presents and characterizes the Ethos Social Responsibility pointing and the possible benefits that businesses can achieve by adopting the same strategy as management. Chapter three presents parameter as a branch company of theretail supermarket sector, after its characterization is reported as it was the inclusion of CSR in the management of this company and its environmental projects deployed from Ethos indicators. The discussion and reflection on the importance of ethics and CSR as a management strategy in the retail supermarket business is included in chapter four. The results obtained through the object of research shows that investments in socially responsible actions can generate value for companies because they make it more competitive. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Ética por
dc.subject Responsabilidade Social Empresarial por
dc.subject Estratégia de Gestão por
dc.subject Sustentabilidade por
dc.subject ÉTICA E GESTÃO por
dc.subject Ethics eng
dc.subject Corporate Social Responsibility eng
dc.subject Management Strategy eng
dc.subject Sustainability eng
dc.title Ética e responsabilidade social nas empresas varejistas do setor de supermercados por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Schaper, Valério Guilherme
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3516948733028434 por
dc.description.resumo A Responsabilidade Social Empresarial RSE vem assumindo papel relevante para as empresas sendo adotada por muitas, como estratégia de gestão. Este estudo é fruto da análise a respeito dos impactos da adoção da gestão pautada na ética e responsabilidade social no setor varejo supermercadista. Para tanto, buscou-se avaliar por meio de pesquisa bibliográfica e documental a visão de autores em relação aos conceitos da ética e RSE, bem como os reflexos da adesão da RSE como estratégia de gestão nas empresas do setor varejo supermercadista. Este trabalho está estruturado em quatro capítulos. No primeiro capítulo apresenta-se e discute-se na visão de diversos autores conceitos da ética no novo contexto econômico e discorre sobre a RSE como estratégia de gestão. O capítulo dois aborda a RSE no âmbito das empresas do setor de varejo supermercadista, focando a vocação desse setor para a RSE, bem como apresenta e caracteriza os indicadores Ethos de Responsabilidade Social, apontando os possíveis benefícios que as empresas poderão alcançar ao adotarem os mesmos como estratégia de gestão. O capítulo três apresenta como parâmetro uma empresa do ramo supermercadista do setor de varejo. Após sua caracterização relata-se como se deu a inserção da gestão desta empresa na RSE e os seus projetos socioambientais implantados a partir dos indicadores Ethos. A discussão e reflexão sobre a importância da ética e RSE como estratégia de gestão nas empresas do setor varejo supermercadista contempla o capítulo quatro. Os resultados obtidos através do objeto de pesquisa mostram que investimentos em ações socialmente responsáveis podem gerar valor para as empresas, pois tornam estas mais competitivas. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5138778658053941 por
dc.contributor.advisor1 Zanella, José Caetano
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5394484099711862 por


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta