dc.creator |
Silva, Anita Maria Lins da |
|
dc.date.accessioned |
2016-06-17T20:31:11Z |
|
dc.date.available |
2012-12-10 |
|
dc.date.available |
2016-06-17T20:31:11Z |
|
dc.date.issued |
2012-05-25 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Anita Maria Lins da. A práxis do serviço de orientação educacional revisitada sob a perspectiva da teoria sistêmica e do desenvolvimento moral. 2012. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012. |
por |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/333 |
|
dc.description.abstract |
The Educational Guidance Service, SOE (Serviço de Orientação Educacional)
develops actions in several areas within the institutional framework with the
faculty, students, family, social networks, and provide theoretical and practical
experience to students in their fields. In summary, works to promote educational
activities and / or education for students of the educational institution are guided
in their academic, professional and personal, stimulating the development of
skills, competencies and responsibilities. To learn and to broaden the scope of
the actions of SOE sought to this research, revisit its practice from the
deepening of its history and mission, also the deepening of studies on child s
moral and, finally, knowledge about the General Theory Systems. System
means connection, interdependence, circularity and feedback. Gregory
Bateson, an anthropologist and a pioneer in understanding the functioning of
the family, it is proposed that the school is considered an open system due to
the movement of its members inside and outside. In systems theory there is the
individual influencing and being influenced, reacting and interacting. The
Guidance Counselor that guides its action on systemic perspective looks at
internal and external relations and the role played by members of the family, as
well as the other groups, helps to maintain the behavior and stability of the
system as a whole. The moral child sought to frame analysis in the concepts of
moral development of Jean Piaget William Fritz. Piaget points out aspects of the
assimilation of truth and untruth, justice and injustice, respect and disrespect for
the rules received that does not come from his family, value judgments, duties
and value attributed to them. According to him, well aware of the child is the first
condition of moral life to reach the stage of reflection and formulation of ideas. |
eng |
dc.format |
application/pdf |
por |
dc.language |
por |
por |
dc.publisher |
Faculdades EST |
por |
dc.rights |
Acesso Aberto |
por |
dc.subject |
Orientação Educacional |
por |
dc.subject |
Desenvolvimento moral |
por |
dc.subject |
Teoria
sistêmica |
por |
dc.subject |
Aprendizagem |
por |
dc.subject |
Escola |
por |
dc.subject |
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE |
por |
dc.subject |
Educational Guidance |
eng |
dc.subject |
Moral development |
eng |
dc.subject |
Systems theory |
eng |
dc.subject |
Learning |
eng |
dc.subject |
School |
eng |
dc.title |
A práxis do serviço de orientação educacional revisitada sob a perspectiva da teoria sistêmica e do desenvolvimento moral |
por |
dc.type |
Dissertação |
por |
dc.description.resumo |
O Serviço de Orientação Educacional-SOE desenvolve ações em diversas
áreas no âmbito institucional junto ao corpo docente, discente, família, redes
sociais, além de proporcionar vivência teórica-prática aos estudantes em suas
áreas de atuação. Em síntese, trabalha no sentido de promover atividades
pedagógicas e/ou educativas para que os estudantes da instituição educacional
sejam orientados em sua formação acadêmica, profissional e pessoal,
estimulando o desenvolvimento de suas habilidades, competências e
responsabilidades. Para apreender e alargar as possibilidades das ações do
SOE buscou-se, nesta pesquisa, revisitar sua práxis a partir do
aprofundamento de sua história e atribuições, também o aprofundamento dos
estudos sobre a moral infantil e, por último, os conhecimentos sobre a Teoria
Geral dos Sistemas. Sistema quer dizer conexão, interdependência,
circularidade e retroação. Gregory Bateson, antropólogo e um dos pioneiros na
compreensão do funcionamento da família, propõe que a escola seja
considerada um sistema aberto devido ao movimento de seus membros dentro
e fora. Na teoria sistêmica observa-se o indivíduo influenciando e sendo
influenciado, reagindo e interagindo. O Orientador Educacional que norteia sua
ação na ótica sistêmica observa as relações internas e externas e o papel
exercido pelos componentes da família, assim como dos demais grupos,
contribui para a manutenção do comportamento e a estabilidade do sistema
como um todo. Quanto a moral infantil, buscou-se referencial de análise nos
conceitos de desenvolvimento moral de Jean William Fritz Piaget. Piaget
ressalta os aspectos da assimilação de verdade e mentira, justiça e injustiça,
de respeito e desrespeito às regras recebidas de fora, os julgamentos de valor,
os deveres e o valor a eles atribuídos. Segundo ele, a consciência do bem na
criança é a primeira condição da vida moral ao chegar ao estágio de reflexão e
de formulação das ideias. |
por |
dc.publisher.country |
BR |
por |
dc.publisher.department |
Teologia |
por |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
por |
dc.publisher.initials |
EST |
por |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
por |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9150095983141625 |
por |
dc.contributor.advisor1 |
Nogueira, Sandra Vidal |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1164669318007879 |
por |