dc.creator |
Borges, Rozilda Gonçalves |
|
dc.date.accessioned |
2016-06-17T20:30:59Z |
|
dc.date.available |
2012-07-22 |
|
dc.date.available |
2016-06-17T20:30:59Z |
|
dc.date.issued |
2012-07-18 |
|
dc.identifier.citation |
BORGES, Rozilda Gonçalves. O abuso sexual na infância e o processo de ensino-aprendizagem. 2012. 68 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012. |
por |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/310 |
|
dc.description.abstract |
The research conceptualizes, discusses and briefly recounts the history of childhood
sexual abuse. It also surveys the possible pathologies caused by sexual abuse,
leading to the treatment both in psychopedagogical clinics and in schools. In order to
overcome the trauma, it also seeks help in multidisciplinary teams (psychologists,
psychiatrists and others) according to the needs pointed out by the sexually abused
child. A survey of the childrens´s life history and sexual abuse was carried out
among the ones who participated in social research at the psychopedagogical clinic
and at the school. In the psychopedagogical clinic, the sexually abused child who
was part of the research participated in 10 sessions of Operative Interviews - EOCA,
which is a system of verification of hypotheses for possible difficulties faced by the
child. The interview length is about 60 (sixty) minutes, the child participates in
Psychopedagogical texts that survey family, school and personal issues. Also,
Piagetian tests are done, aiming to identify the level of childrens´s intellectual
development. After that, the intention is to outline new teaching and learning
approaches for the sexually abused child who suffered the education impacts of the
sexual abuse. This study aims to make them enthusiastic again with education. The
family participates in the anamnesis interview, which purpose is to know some facts
of the child´s life history such as pregnancy, childbirth, nutrition, sleep, psychomotor
development, sphincters, language disorders, toys, education, sexuality, relationships
and personal characteristics. This information assists the diagnose with dimensions
of past, present and future. The interview is usually held with the parents or
guardians who know and the child´s life history. This research shows that childhood
sexual abuse has different impacts on child´s life but it also shows that when abused
children have the appropriate assistance, they can overcome the trauma and fell
enthusiasm toward education and life. |
eng |
dc.format |
application/pdf |
por |
dc.language |
por |
por |
dc.publisher |
Faculdades EST |
por |
dc.rights |
Acesso Aberto |
por |
dc.subject |
Criança |
por |
dc.subject |
Abuso sexual |
por |
dc.subject |
Aprendizagem |
por |
dc.subject |
Psicopedagogia Clínica |
por |
dc.subject |
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE |
por |
dc.subject |
Childhood |
eng |
dc.subject |
Sexual abuse |
eng |
dc.subject |
Learning |
eng |
dc.subject |
Clinical psychopedagogy |
eng |
dc.title |
O abuso sexual na infância e o processo de ensino-aprendizagem |
por |
dc.type |
Dissertação |
por |
dc.contributor.referee1 |
Klein, Remi |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 |
por |
dc.description.resumo |
A pesquisa aborda a criança e o abuso sexual, conceituando-o e relatando
brevemente o histórico do abuso sexual na infância. Faz ainda o levantamento das
possíveis patologias advindas do abuso sexual, direcionando para o tratamento
tanto na Clínica Psicopedagógica como na instituição escolar e ainda buscando
auxílio nas equipes multidisciplinares (psicólogos, psiquiatras e outros) de acordo
com as necessidades apontadas pela criança abusada sexualmente, para superar
os possíveis traumas. Realiza-se um levantamento da história de vida e dos abusos
sexuais das crianças que participaram da pesquisa social na Clínica
Psicopedagógica e na Instituição Escolar. Na Clinica Psicopedagógica, a criança
abusada sexualmente que fez parte da pesquisa participou de 10 (sessões) com
Entrevista Operatória Centrada na Aprendizagem EOCA, que é um sistema de
hipóteses para verificação das possíveis dificuldades enfrentadas pela criança.
Nessa entrevista a criança fica 60 (sessenta) minutos aproximadamente e participa
de atividades através de Provas Psicopedagógicas divididas entre as escolares,
familiares e consigo mesma; Provas Piagetianas, cujo objetivo é idenificar o nível de
desenvolvimento intelectual da criança. De posse desse conhecimento, a intenção é
traçar novas metodologias de ensino e aprendizagem para que a criança abusada
sexualmente que, por causa do abuso sexual teve regressão ou não continuou seu
acesso ao mundo do conhecimento elaborado, consiga se reencantar pela
aprendizagem. A família participa da entrevista de anamnese cujo intuito é conhecer
fatos da vida da criança a partir da gestação, parto, alimentação, sono, evolução
psicomotora, esfíncteres, linguagem, enfermidades, brinquedos, escolaridade,
sexualidade, relacionamento e características pessoais, para auxiliar no diagnóstico
com dimensões de passado, presente e futuro. A anamnese geralmente é realizada
com os pais ou responsáveis que conhecem e podem contribuir para o levantamento
da história de vida da criança. A pesquisa aponta que o abuso sexual na infância
age de diferentes maneiras na vida da criança abusada e que a criança que tem o
acompanhamento e o cuidado necessários, depois do abuso sexual, consegue
transpor os traumas e retoma com mais êxito o reencantamento pela aprendizagem
e pela vida. |
por |
dc.publisher.country |
BR |
por |
dc.publisher.department |
Teologia |
por |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
por |
dc.publisher.initials |
EST |
por |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
por |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9468901378475977 |
por |
dc.contributor.advisor1 |
Streck, Gisela Isolde Waechter |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 |
por |