dc.creator |
Almeida, Maria das Graças Queiroz |
|
dc.date.accessioned |
2016-06-17T20:28:19Z |
|
dc.date.available |
2009-04-03 |
|
dc.date.available |
2016-06-17T20:28:19Z |
|
dc.date.issued |
2008-12-05 |
|
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Maria das Graças Queiroz. A construção do gosto pela leitura : uma contribuição
pedagógica para a formação de leitores. 2008. 61 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008. |
por |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/30 |
|
dc.description.abstract |
The reflections mentioned here direct it to an analysis about the importance of the
reading education - understood practical as a construction of the language act of the
writer, of its direction and of its reason, in which reader and writer, supposedly, meet in
a cooperating act as well the capacity of reading, of understanding, of reflecting, of
interacting and of acting over the reality. The reading - essential factor for the
understanding of the reality - serves to strengthen Ethical and Moral values, as well to
develop the creativity in a differentiated and challenging boarding. Reading is part of
life. With this, its practical must be involving and captivating to the point of generating
necessity and personal satisfaction. We must provide to the students a conviviality with
the reading, allowing that it fulfills its role: to widen by means of the reading of signs,
the reading of the World and to privilege the reading for the acquisition of knowledge,
understand how a historical-social process that promotes and enables the individual to
believe that the teaching of a critical reading is a component of the awareness and
development process, that will allow to the individual a more careful reflection in
relation to the social acts in which is inserted. The taste for the reading will be awaked if
the child exercises the daily reading, in a pleasant, comprehensive and comfortable
form; the taste for the reading isn t awaked for external reasons, it is internal; it already
comes with the person or then the taste for the reading will be awaked if the child will
have examples at home and will have access to the varied reading. |
eng |
dc.format |
application/pdf |
por |
dc.language |
por |
por |
dc.publisher |
Faculdades EST |
por |
dc.rights |
Acesso Aberto |
por |
dc.subject |
Leitura |
por |
dc.subject |
Importância |
por |
dc.subject |
Ensino |
por |
dc.subject |
Gosto |
por |
dc.subject |
Leitor |
por |
dc.subject |
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA |
por |
dc.subject |
Reading |
eng |
dc.subject |
Importance |
eng |
dc.subject |
Education |
eng |
dc.subject |
Taste |
eng |
dc.subject |
Reader |
eng |
dc.title |
A construção do gosto pela leitura : uma contribuição
pedagógica para a formação de leitores |
por |
dc.type |
Dissertação |
por |
dc.contributor.advisor-co1 |
Streck, Gisela Isolde Waechter |
|
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 |
por |
dc.description.resumo |
As reflexões aqui mencionadas direcionam-se a uma análise sobre a importância do
ensino da leitura prática entendida como uma construção do ato de linguagem do
escritor, de seu sentido e de seu porquê, na qual leitor e escritor, supostamente, se
encontram em um ato de cooperação; como também a capacidade de ler, compreender,
refletir, interagir e agir sobre a realidade. A leitura fator essencial para a compreensão
da realidade serve para reforçar valores éticos e morais, como também para
desenvolver a criatividade em uma abordagem diferenciada e desafiadora. A leitura faz
parte da vida. Com isso, sua prática deve ser envolvente e cativante a ponto de gerar
necessidade e satisfação pessoal. Devemos proporcionar aos alunos um convívio com a
leitura, oportunizar que ela cumpra seu papel: alargar, por meio da leitura dos signos, a
leitura do mundo e privilegiar a leitura para a aquisição de conhecimento, entender
como um processo histórico-social que promove e capacita o indivíduo, acreditar que o
ensino de uma leitura crítica é um componente do processo de desenvolvimento e de
conscientização, que permitirá ao indivíduo uma reflexão mais cuidadosa em relação
aos atos sociais nos quais está inserido. O gosto pela leitura será despertado se a criança
exercitar a leitura diariamente, de forma agradável, compreensiva e confortável; o gosto
pela leitura não é despertado por motivos externos, ele é interno, já vem com a pessoa
ou então o gosto pela leitura será despertado se a criança tiver exemplos em casa e
acesso à leitura variada. |
por |
dc.publisher.country |
BR |
por |
dc.publisher.department |
Teologia |
por |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
por |
dc.publisher.initials |
EST |
por |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
por |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7668565265118107 |
por |
dc.contributor.advisor1 |
Klein, Remi |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 |
por |