Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.creator | Almeida, Maria das Graças Queiroz | |
dc.date.accessioned | 2016-06-17T20:28:19Z | |
dc.date.available | 2009-04-03 | |
dc.date.available | 2016-06-17T20:28:19Z | |
dc.date.issued | 2008-12-05 | |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Maria das Graças Queiroz. A construção do gosto pela leitura : uma contribuição pedagógica para a formação de leitores. 2008. 61 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/30 | |
dc.description.abstract | The reflections mentioned here direct it to an analysis about the importance of the reading education - understood practical as a construction of the language act of the writer, of its direction and of its reason, in which reader and writer, supposedly, meet in a cooperating act as well the capacity of reading, of understanding, of reflecting, of interacting and of acting over the reality. The reading - essential factor for the understanding of the reality - serves to strengthen Ethical and Moral values, as well to develop the creativity in a differentiated and challenging boarding. Reading is part of life. With this, its practical must be involving and captivating to the point of generating necessity and personal satisfaction. We must provide to the students a conviviality with the reading, allowing that it fulfills its role: to widen by means of the reading of signs, the reading of the World and to privilege the reading for the acquisition of knowledge, understand how a historical-social process that promotes and enables the individual to believe that the teaching of a critical reading is a component of the awareness and development process, that will allow to the individual a more careful reflection in relation to the social acts in which is inserted. The taste for the reading will be awaked if the child exercises the daily reading, in a pleasant, comprehensive and comfortable form; the taste for the reading isn t awaked for external reasons, it is internal; it already comes with the person or then the taste for the reading will be awaked if the child will have examples at home and will have access to the varied reading. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Faculdades EST | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Importância | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Gosto | por |
dc.subject | Leitor | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA | por |
dc.subject | Reading | eng |
dc.subject | Importance | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Taste | eng |
dc.subject | Reader | eng |
dc.title | A construção do gosto pela leitura : uma contribuição pedagógica para a formação de leitores | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Streck, Gisela Isolde Waechter | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 | por |
dc.description.resumo | As reflexões aqui mencionadas direcionam-se a uma análise sobre a importância do ensino da leitura prática entendida como uma construção do ato de linguagem do escritor, de seu sentido e de seu porquê, na qual leitor e escritor, supostamente, se encontram em um ato de cooperação; como também a capacidade de ler, compreender, refletir, interagir e agir sobre a realidade. A leitura fator essencial para a compreensão da realidade serve para reforçar valores éticos e morais, como também para desenvolver a criatividade em uma abordagem diferenciada e desafiadora. A leitura faz parte da vida. Com isso, sua prática deve ser envolvente e cativante a ponto de gerar necessidade e satisfação pessoal. Devemos proporcionar aos alunos um convívio com a leitura, oportunizar que ela cumpra seu papel: alargar, por meio da leitura dos signos, a leitura do mundo e privilegiar a leitura para a aquisição de conhecimento, entender como um processo histórico-social que promove e capacita o indivíduo, acreditar que o ensino de uma leitura crítica é um componente do processo de desenvolvimento e de conscientização, que permitirá ao indivíduo uma reflexão mais cuidadosa em relação aos atos sociais nos quais está inserido. O gosto pela leitura será despertado se a criança exercitar a leitura diariamente, de forma agradável, compreensiva e confortável; o gosto pela leitura não é despertado por motivos externos, ele é interno, já vem com a pessoa ou então o gosto pela leitura será despertado se a criança tiver exemplos em casa e acesso à leitura variada. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Teologia | por |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | por |
dc.publisher.initials | EST | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7668565265118107 | por |
dc.contributor.advisor1 | Klein, Remi | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 | por |