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A adolescência e o des-prazer do saber escolar

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dc.creator Silva, Dejanira Lieta Corrêa e
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:31:21Z
dc.date.available 2012-03-20
dc.date.available 2016-07-25T15:31:21Z
dc.date.issued 2012-01-10
dc.identifier.citation SILVA, Dejanira Lieta Corrêa e. A adolescência e o des-prazer do saber escolar. 2012. 82 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/273
dc.description.abstract Through social and bibliographic research the present paper has dedicated itself to bring a more up to date vision of how young adults/teenagers/students of the first year of high school, belonging both to public and private schools of Paracatu-MG, perceive school and their teachers in regard to their desire to learn, the quality of their classes and the relationships they establish. The relevance of this investigation consists on the fact that knowing how teenagers read and contextualize the school environment through their necessities. It s known that several factors influence and are present on the youthful universe and, among them, it is school. It is considered as a sociocultural space where a multitude of ideas and behaviors express themselves in many different ways. This research has structured itself in 2 main parts that complement themselves. On the first part, there is a dialogue of the concept of adolescence and youth, their characteristics and relations. This is supported by: Alícia Fernandes, Arminda Aberastury, Contardo Calligaris, Daniel Becker, Erick Erikson, Guilhermo Carvajal, Guy Debord, José Gimeno Sacristán, José Outeiral, Luiz Antônio Groppo, Márcio Marguella, Marília Pontes Sposito, Mario Alighiero Manacorda, Maurício Knobel, Paulo Freire, Philippe Áries, Roberto Daunis, Sara Paín, among many others who have helped understand the academic context and the adolescence process. On the legal aspect, I make use of the Federal Constitution of 1988, the Constitutional Amendment nº 65 and the Child and Adolescent Statute. On the second part, it s established a dialogue between the theorical contribution, my experience as an educator and the results obtained through my researches. This way, I have worked on finding my research question, once teenagers speech show that the school universe and the youth contextualization need reframes. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Adolescência por
dc.subject Juventude por
dc.subject Escola por
dc.subject Desejo por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE por
dc.subject Adolescence eng
dc.subject Youth eng
dc.subject School eng
dc.subject Desire eng
dc.title A adolescência e o des-prazer do saber escolar por
dc.type Dissertação por
dc.description.resumo Através da pesquisa social e da pesquisa bibliográfica, o presente trabalho se dedicou a investigar e trazer uma visão atual de como jovens/adolescentes/ estudantes do primeiro ano do ensino médio, pertencentes a uma escola da rede pública e particular do município de Paracatu-MG, percebem a escola e seus professores/as no que diz respeito ao desejo de aprender, a qualidade das aulas e dos relacionamentos que estabelecem. A relevância desta investigação consiste no fato de conhecer como jovens adolescentes interpretam e contextualizam o ambiente escolar mediante suas necessidades. Sabe-se que diversos são os fatores que influenciam e estão presentes no universo juvenil e, dentre eles, a escola. Esta é considerada como espaço sóciocultural onde a pluralidade de ideias e comportamentos se manifesta sob diversas formas de expressão. Esta pesquisa está estruturada em duas partes que se complementam entre si. Na primeira, dialogo com o conceito de adolescência e juventude, suas características e suas relações. Apoio-me em Alícia Fernandes, Arminda Aberastury, Contardo Calligaris, Daniel Becker, Erick Erikson, Guilhermo Carvajal, Guy Debord, José Gimeno Sacristán, José Outeiral, Luiz Antonio Groppo, Marcio Marguela, Marilia Pontes Sposito, Mario Alighiero Manacorda, Maurício Knobel, Paulo Freire, Philippe Áries, Roberto Daunis, Sara Paín, dentre outros que muito contribuíram para entender o contexto escolar e o processo da adolescência. No aspecto jurídico, valho-me da Constituição Federal de 1988, da Emenda Constitucional nº 65 e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Na segunda parte, estabeleço um diálogo entre o aporte teórico, minha experiência enquanto educadora e os resultados obtidos através da pesquisa. Dessa forma, procurei dar conta de meu problema de pesquisa, pois as falas dos jovens mostraram que o universo da escola e o contexto juvenil necessitam de ressignificações. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1764026140108503 por
dc.contributor.advisor1 Paixão, Márcia Eliane Leindcker da
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6024105249647787 por


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