Repositório Faculdades EST

Interfaces de uma educação transformadora na Escola Imaculado Coração de Maria : um olhar a partir da pastoral escola

Mostrar registro simples

dc.creator Reis, Magda Izabel dos
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:59:41Z
dc.date.available 2007-06-18
dc.date.available 2016-07-25T15:59:41Z
dc.date.issued 2006-12-20
dc.identifier.citation REIS, Magda Izabel dos. Interconnections of Transforming Education at the Escola Imaculado Coração de Maria : a view from the optic of the school's pastoral ministry. 2006. 77 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2006. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/265
dc.description.abstract In this research we intend to answer the question: What interconnections of Transforming Education are present at the Imaculado Coração de Maria School, from the optic of the school s pastoral ministry? The school ministry gives identity to a confessional school. We analyzed the school ministry as a evangelizing space in the school environment. To do this we utilized the methodology of research-action. Students, parents, teachers and servants at this school were interviewed. As a theoretical referential, the historical-evangelistic methodology that consists in pastoral reflection based on observations and notes was utilized. This monograph contains four chapters. In the first chapter we approach the emancipating pedagogy in the perspective of Paulo Freire, analyzing the concept of a depositing education and the concept of a dialogic education. In the second chapter, we approach transforming education as the educative mission of the Teaching Sisters of Our Lady. We introduce historical aspects of the Congregation and the education principles on which their action is based. In the third chapter, we introduce the school ministry of the Imaculado Coração de Maria School: its conception and method as well as the theological foundations of this work: the Jesus Christ Project and the activities that were developed by this sector: education meetings, faith and life celebrations, youth groups, social projects and retreats. In the fourth chapter, we present some pastoral challenges for a world in change: advancing the inter-religious dialog and the respect for diversity, cultivating a Christian spirituality, educating for the solidarity and peace. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Educação transformadora por
dc.subject Pastoral escolar por
dc.subject Diálogo por
dc.subject Paz por
dc.subject Espiritualidade por
dc.subject Solidariedade por
dc.subject Escola Imaculado Coração de Maria por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA por
dc.subject Transforming education eng
dc.subject School ministry eng
dc.subject Peace eng
dc.subject Solidarity eng
dc.subject Dialog eng
dc.subject Spirituality eng
dc.title Interfaces de uma educação transformadora na Escola Imaculado Coração de Maria : um olhar a partir da pastoral escola por
dc.title.alternative Interconnections of Transforming Education at the Escola Imaculado Coração de Maria : a view from the optic of the school's pastoral ministry eng
dc.type Dissertação por
dc.description.resumo Nesta pesquisa pretende-se responder a questão: Que interfaces, de uma Educação Transformadora, estão presentes na Escola Imaculado Coração de Maria, sob a ótica da Pastoral Escolar? A Pastoral Escolar dá identidade a escola confessional. Analisamos a Pastoral Escolar como um espaço evangelizador no ambiente escolar. Para isto utilizamos a metodologia da pesquisa-ação. Foram entrevistados alunos, pais, professores e funcionários da escola. Foi utilizado ainda, como referencial teórico, a metodologia histórico -evangelizadora, que consiste na reflexão pastoral a partir de observações e registros. O trabalho está estruturado em quatro capítulos. No primeiro capítulo abordamos a pedagogia emancipatória na perspectiva freiriana, analisando a concepção de uma educação bancária e a concepção de uma educação dialógica. No segundo capítulo abordamos a Educação Transformadora como missão educativa das Irmãs Escolares de Nossa Senhora. Apresentamos aspectos históricos da Congregação e os princípios educacionais que fundamentam sua ação. No terceiro capítulo apresentamos a Pastoral Escolar da Escola Imaculado Coração de Maria: conceituação e método, bem como a fundamentação teológica deste trabalho: o Projeto de Jesus Cristo e as atividades desenvolvidas por este setor: encontros de formação, celebrações de fé e vida, grupo de jovens, projeto social e retiros. No quarto capítulo destacamos alguns desafios pastorais para um mundo em mudança: promover o diálogo inter-religioso e o respeito à diversidade, cultivar uma espiritualidade cristã, educar para a solidariedade e a paz. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.contributor.advisor1 Nogueira, Sandra Vidal
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1164669318007879 por


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta