Faculdades EST Repository

A importância da família na educação do ser social em interface com o ensino religioso

Show simple item record

dc.creator Rocha, Silvia Natali
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:30:09Z
dc.date.available 2011-09-01
dc.date.available 2016-06-17T20:30:09Z
dc.date.issued 2011-04-10
dc.identifier.citation ROCHA, Silvia Natali. A importância da família na educação do ser social em interface com o ensino religioso. 2011. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/227
dc.description.abstract This study aims to study the formation of bonds between the family as a multiple institution and religion as performative instance to the Religious Education, analyzing the importance of family in contemporary society and its crises. Under a critical bias, look at the dynamics considered "postmodern" that have emerged in the development process not only technological but also social processes which has been guided by ethics post-moralist , that extols the personal desires more than solidarity and commitment to the collective. Thus, we understand that education, par excellence, should carry at its core an feature essentially speculative, in other words, it must born with the human capacity to discuss and speculate about the world and about herself. Such education is born, so the dialogue, i.e. through reflection, with discussion to ask, finally, with the association of people motivated by common interest in research. Thus, the Religious Education should be made plural and critical of their own human religiosity in order to be relevant as a contribution to society. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Ensino Religioso por
dc.subject Religiosidade por
dc.subject Família por
dc.subject Cuidado por
dc.subject Educação por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE por
dc.subject Religious Teaching eng
dc.subject Religiousness eng
dc.subject Family eng
dc.subject Care eng
dc.subject Education eng
dc.title A importância da família na educação do ser social em interface com o ensino religioso por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 por
dc.description.resumo O presente estudo tem por objetivo estudar a formação dos vínculos entre a família como instituição múltipla e a religiosidade como instância performativa ao Ensino Religioso, analisando a importância da família e suas crises na contemporaneidade. Sob um viés crítico, olharemos as dinâmicas consideradas pós-modernas que vêm surgindo nos processos de desenvolvimento não só tecnológico mas também nos processos sociais, os quais têm sido pautados por uma ética pós-moralista que exalta mais os desejos pessoais do que a solidariedade e o compromisso com o coletivo. Desta forma, compreendemos que a educação, por excelência, deve carregar em seu âmago uma característica essencialmente especulativa, em outras palavras, ela deve nascer com a capacidade humana de problematizar e especular sobre o mundo e sobre ela mesma. Tal educação nasce, portanto, com o diálogo, ou seja, com a reflexão, com a discussão, com o perguntar, enfim, com a associação de pessoas motivadas pelo interesse comum da investigação. Nesse sentido, o Ensino Religioso deve se fazer plural e crítico da própria religiosidade humana para poder se constituir como aporte relevante à sociedade. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.contributor.advisor1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 por


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account