dc.creator |
Araújo, Luzia Barbosa |
|
dc.date.accessioned |
2016-06-17T20:30:01Z |
|
dc.date.available |
2011-06-03 |
|
dc.date.available |
2016-06-17T20:30:01Z |
|
dc.date.issued |
2011-02-24 |
|
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Luzia Barbosa. Percepção e desafios do educador frente às mídias: um estudo de caso na Escola Estadual Heitor Villa Lobos: Salvador/BA. 2011. 77 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. |
por |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/213 |
|
dc.description.abstract |
The present work relates to a search, case study carried out at the high school Heitor
Villa Lobos, located at Rua Theodulo Albuquerque Cabula VI, Salvador-BA. The
referred school is within Quilombos remaining area which privileges us with
educational issues. The objective of this work is to verify the perception of teachers
through new medias, identify the available resources at the school and the use
periodicity of same and a prompt report of participant observation. The modern world
brings with itself the need of constant updates in the manners of learning and
teaching. The new medias are examples of how fast changes have been occurring in
the contemporaneous era, bringing dozens of benefits to the educational area, as
well as demanding from the teacher development of skills for use of new and
available information and communications resources. This work aimed to understand
the influence of new technologies as source of resources for the teaching-learning
process. Among other aspects, the results of search indicate that educators are still
reluctant to the new educational methods, being lack of knowledge and unavailability
of new medias at schools the main factors for these professionals do not fit the new
model of teaching-learning process. It was verified that the majority of teachers have
more than 10 years of formation and were not prepared for this new society of
technology. By the results presented, we noticed that among the available medias
utilized at schools, Computer, internet, CD-Rom, DVD, Pen-drives, TV-pendrive are
featured, being internet the technology in feature on what relates to the importance
and utilization for searches and development pedagogic practices. |
eng |
dc.format |
application/pdf |
por |
dc.language |
por |
por |
dc.publisher |
Faculdades EST |
por |
dc.rights |
Acesso Aberto |
por |
dc.subject |
Educação |
por |
dc.subject |
Cibercultura |
por |
dc.subject |
Novas Tecnologias |
por |
dc.subject |
ÉTICA E GESTÃO |
por |
dc.subject |
Education |
eng |
dc.subject |
Ciber-culture |
eng |
dc.subject |
Medias |
eng |
dc.subject |
New Technologies |
eng |
dc.title |
Percepção e desafios do educador frente às mídias: um estudo de caso na Escola Estadual Heitor Villa Lobos: Salvador/BA |
por |
dc.type |
Dissertação |
por |
dc.contributor.advisor-co1 |
Klein, Remi |
|
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 |
por |
dc.description.resumo |
O presente trabalho trata de uma pesquisa, estudo de caso, realizada na Escola
Estadual Heitor Villa Lobos, localizada na rua Theodulo Albuquerque Cabula VI,
Salvador-BA. A referida escola situa-se numa área remanescente de quilombos o
que nos privilegia em termos educacionais. O objetivo do trabalho foi verificar a
percepção dos professores frente às novas mídias, identificar quais os recursos
disponíveis na escola e qual a periodicidade de uso dos mesmos, além de um breve
relato a partir de observação participante. O mundo moderno traz consigo a
necessidade de atualização constante nas formas de aprender e ensinar. As novas
mídias são exemplos de como as transformações na era contemporânea têm
acontecido cada vez mais velozes, trazendo inúmeros benefícios ao campo
educacional, bem como exigindo do docente o desenvolvimento de novas
habilidades para o uso dos novos recursos de informação/comunicação disponíveis.
Assim, este trabalho buscou entender a influência das novas tecnologias como fonte
de recursos para o processo de ensino-aprendizagem. Entre outros aspectos, os
resultados da pesquisa apontam que os educadores ainda são resistentes aos
novos modelos educacionais, sendo a falta de conhecimento e indisponibilidade das
novas mídias nas escolas os principais fatores para que estes profissionais não se
enquadrem no novo modelo do processo de ensino-aprendizagem. Foi verificado
que a maioria dos professores têm mais de 10 anos de formação e não foram
preparados para esta nova sociedade da tecnologia. Pelos resultados apresentados
observamos que dentre a mídias disponíveis e utilizadas na escola, destacam-se:
Computador, internet, CD-Rom, DVD, Pen-drives, TV-pendrive e som, sendo a
internet a tecnologia que ocupa maior destaque em termos de importância e
utilização para pesquisas e desenvolvimento das práticas pedagógicas. |
por |
dc.publisher.country |
BR |
por |
dc.publisher.department |
Teologia |
por |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
por |
dc.publisher.initials |
EST |
por |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
por |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3932085275496056 |
por |
dc.contributor.advisor1 |
Redin, Euclides |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7949812265735134 |
por |