Faculdades EST Repository

As relações de poder entre os sujeitos e os discursos na práxis escolar, no campo administrativo-pedagógico, sob o prisma de Michel Foucault

Show simple item record

dc.creator Dannebrock, Ivanor Henrique
dc.date.accessioned 2016-06-17T20:29:51Z
dc.date.available 2011-03-30
dc.date.available 2016-06-17T20:29:51Z
dc.date.issued 2011-01-11
dc.identifier.citation DANNEBROCK, Ivanor Henrique. As relações de poder entre os sujeitos e os discursos na práxis escolar, no campo administrativo-pedagógico, sob o prisma de Michel Foucault. 2011. 169 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/195
dc.description.abstract The theme of this thesis approaches the power relations in the school management, focusing the professionals who work at the management group, through the analysis of their speeches, their truths, constituted over the cultural formation process each one was submitted. The Thesis starts with the begin cultural constitution of each every human being as unique based on the as technologies of self, expression word used by Michel Foucault. We highlight the sexuality as an element with strong constitutive characteristics that will affect the life of this human being, in all fields, whether professional or private life. We analyze various forms and understandings of what is school management, also focusing on the proposed administrative and pedagogical management methodology of Sinodal Network of Education. It is analyzed the pedagogical proposal of a education institution in the metropolitan region of Porto Alegre, in Rio Grande do Sul, affiliated to the same network teaching. The theoretical reference is based on Foucault, showing the influence of Nietzsche, at the analysis and writing of the philosopher in question. The methodology was the qualitative approach, through a ethnographic case study. With the objective of being able to overcome the linearity in the method of research, it was used the bricolage as an available tool in this task. We intend to get at least two points of human subjectivity among the involved professional in the research process, either through the questionnaire as the conversation and observation. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Tecnologias de si por
dc.subject Análise do discurso por
dc.subject Relações de poder por
dc.subject Relações de poder saber por
dc.subject Verdade por
dc.subject Gestão por
dc.subject Rede Sinodal de Educação por
dc.subject Michel Foucault por
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.subject Technologies of self eng
dc.subject Discourse analysis eng
dc.subject Power relationships eng
dc.subject Knowledge and power relationships eng
dc.subject Truth eng
dc.subject Management eng
dc.subject Rede Sinodal de Educação eng
dc.subject Michel Foucault eng
dc.title As relações de poder entre os sujeitos e os discursos na práxis escolar, no campo administrativo-pedagógico, sob o prisma de Michel Foucault por
dc.type Tese por
dc.contributor.referee1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 por
dc.contributor.referee2 Klein, Remi
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.contributor.referee3 Pauly, Evaldo Luis
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/7187415721002122 por
dc.contributor.referee4 Colling, Ana Maria
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/6884563498366073 por
dc.description.resumo A temática desta tese aborda as relações de poder na gestão escolar, enfocando os profissionais que atuam na Equipe Diretiva e os professores, através da análise de seus discursos, de suas verdades constituídas ao longo do processo de formação cultural ao qual cada um foi submetido. Inicia-se a tese pela constituição cultural de cada ser humano enquanto ser unívoco, com base nas tecnologias de si, expressão utilizada pelo filósofo Michel Foucault. Destacamos a sexualidade como elemento com fortes características constitutivas que interferirão na vida deste, em todos os campos, quer seja na vida particular tanto quanto em sua vida profissional. São apresentadas várias formas e entendimentos do que é gestão escolar, enfocando também a proposta metodológica de gestão administrativo - pedagógica da Rede Sinodal de Educação. É analisada a proposta pedagógica de uma instituição de ensino da região metropolitana da Grande Porto Alegre, no estado do RS, afiliada à mesma rede de ensino. O referencial teórico gravita em torno do pensamento foucaultiano, mostrando a influência nietzschiana nas análises e escritos do filósofo em questão. Sendo que a metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, através de um estudo de caso de cunho etnográfico. Com o objetivo de se conseguir transpor a linearidade no método de pesquisa, utilizou-se a bricolagem como ferramenta disponível para realizar a tarefa , na tentativa de alcançar ao menos alguns pontos da subjetividade humana, dentre os envolvidos no processo de pesquisa, tanto através do questionário, como da conversação e da observação. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4928286588796381 por
dc.contributor.advisor1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 por


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account