Repositório Faculdades EST

Tem azeite na botija?: ensino religioso nos anos iniciais do ensino fundamental em Florianópolis-SC

Mostrar registro simples

dc.creator Martins Filho, Lourival José
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:55:48Z
dc.date.available 2010-05-24
dc.date.available 2016-07-25T15:55:48Z
dc.date.issued 2009-11-20
dc.identifier.citation MARTINS FILHO, Lourival José. Tem azeite na botija?: ensino religioso nos anos iniciais do ensino fundamental em Florianópolis-SC. 2009. 154 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/127
dc.description.abstract This is a qualitative research that sought to analyze how and from what the teachers who work in the early years of elementary school in Florianópolis, all duly qualified professionals with a degree in Pedagogy, develop their teaching practices in Religious Education as a school subject. The concern that generated the theme/problem arises in our childhood and builds up through our academic trajectory, as a teacher and researcher. An option was made for the methodological trajectory of an action research: sixteen teachers took part of the research who guided the process for the observation at the schools, the interview questions, the workshops and the theoretical constructions of this exercise in researching/sharing. The need to rethink the beginning and continual training of teachers of initial elementary school, the insertion of religious education in the school teaching projects as a commitment of all involved professionals and the search for interdisciplinary teaching practices in religious education, are some of the reflections resulting from this research. It can be understood that this study provides for a reflection of Religious Education as an academic component of the elementary school curriculum and contributes to the voices that are still fighting for life and school in a perspective that makes religious education neither an attachment nor an appendix, but a possibility to produce and take possession of knowledge in the construction of a more beautiful and fair world. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Ensino religioso por
dc.subject Ensino Fundamental por
dc.subject Ensino fundamental Anos iniciais por
dc.subject Ensino fundamental Florianópolis-SC por
dc.subject Pesquisa-ação por
dc.subject Pedagogia da infância por
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.subject Religious Education eng
dc.subject Primary Education eng
dc.subject Primary Education - Florianopolis-SC eng
dc.subject Child Pedagogy eng
dc.title Tem azeite na botija?: ensino religioso nos anos iniciais do ensino fundamental em Florianópolis-SC por
dc.type Tese por
dc.contributor.referee1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 por
dc.contributor.referee2 Klein, Remi
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.contributor.referee3 Nogueira, Sandra Vidal
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/1164669318007879 por
dc.contributor.referee4 Brustolin, Leomar Antônio
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/3688657694876591 por
dc.description.resumo Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que buscou analisar como e a partir do quê os docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Florianópolis, devidamente habilitados em Pedagogia, desenvolvem suas práticas pedagógicas do componente curricular Ensino Religioso. A inquietação que gerou o tema/problema surge desde nossa infância e vai se alimentando na trajetória acadêmica, como profissional da educação e como pesquisador. Optou-se pela pesquisa-ação como percurso metodológico, sendo que participaram da pesquisa dezesseis docentes que balizaram os procedimentos para a observação nas unidades educativas, as questões para as entrevistas, a realização dos seminários e as construções teóricas decorrentes deste exercício de pesquisar/compartilhar. A necessidade de repensar a formação inicial e continuada dos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a inserção do Ensino Religioso nos projetos pedagógicos escolares como compromisso de todos os profissionais envolvidos e a busca coletiva por práticas pedagógicas interdisciplinares em Ensino Religioso são algumas das reflexões decorrentes da pesquisa. Entende-se que este estudo possibilita uma reflexão do componente curricular Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental e contribui com as vozes que ainda lutam em favor da vida e da escola em uma perspectiva de currículo em que o Ensino Religioso não é anexo nem apêndice, mas possibilidade de produção e apropriação de conhecimentos na feitura de um mundo mais bonito e equânime. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2491699071811572 por
dc.contributor.advisor1 Wachs, Manfredo Carlos
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8679182448370232 por


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta