dc.creator |
Gregorin, André Luiz |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-26T21:59:17Z |
|
dc.date.available |
2024-11-26T21:59:17Z |
|
dc.date.issued |
2024-06-27 |
|
dc.identifier.citation |
GREGORIN, André Luiz. Manual de orientação para líderes e pessoas educadoras cristãs: a contribuição do ensino bíblico na mudança do comportamento humano. 2024. 99 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1225 |
|
dc.description |
99 p. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This research seeks to investigate biblical teaching and its contribution to changing the behavior of Christian human beings. It highlights the importance of adopting a new stance towards the community in which the Christian human being is inserted. In addition, there is the understanding that human beings are not devoid of meaning and that, when they come to the Christian church, to the local community, they will need to leave behind old habits and learn new ones. Therefore, it is important to understand the significance of biblical teaching for changing human behavior. This research is structured in three chapters. The first chapter is dedicated to research on education and its contribution to the development of human beings and their relational practices, arriving at biblical Christian education and biblical teaching with its significance. This chapter also researches and discusses the Christian educator, understanding their importance in contributing to biblical teaching. The second chapter will research some sciences, neuroscience, psychology and Christian ethics, which can contribute to the study of the development of human behavior. In the third and final chapter, the creation of a guidance manual for Christian leaders and educators will be proposed as a guide for the training and development of new Christian educators who are in charge of teaching the Bible in local communities, with contributions from the results of this research. This guidance manual is suggestive and it is up to Christian educators and leaders to accept it or adapt it to the realities of local communities. |
en |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Faculdades EST |
pt_BR |
dc.relation.ispartofseries |
TMP; |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino bíblico |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamento |
pt_BR |
dc.subject |
Capacitação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação cristã |
pt_BR |
dc.subject |
Ética cristã |
pt_BR |
dc.subject |
Relacionamentos |
pt_BR |
dc.subject |
Cidadania |
pt_BR |
dc.subject |
Biblical teaching |
en |
dc.subject |
Behavior |
en |
dc.subject |
Training |
en |
dc.subject |
Christian education |
en |
dc.subject |
Christian ethics |
en |
dc.subject |
Relationships |
en |
dc.subject |
Citizenship |
en |
dc.title |
Manual de orientação para líderes e pessoas educadoras cristãs: a contribuição do ensino bíblico na mudança do comportamento humano |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.rights.license |
Licença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
Reblin, Iuri Andréas |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
Brandenburg, Laude Erandi |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
Alves, Mônica Pinz |
|
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0166716091056837 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta pesquisa procura investigar o ensino bíblico e a sua contribuição para a mudança do comportamento do ser humano cristão. Ela traz à tona a importância de assumir nova postura perante a comunidade na qual o ser humano cristão está inserido. Acrescenta-se a isso, a compreensão de que o ser humano não é um ser esvaziado de sentidos e que, quando chega à igreja cristã, à comunidade local, precisará deixar hábitos antigos, aprender novos hábitos e, por isso, faz-se importante compreender a significação do ensino bíblico para a mudança do comportamento humano. Esta pesquisa está estruturada em três capítulos sendo o primeiro capítulo dedicado à pesquisa da educação e sua contribuição no desenvolvimento do ser humano e de sua prática relacional, chegando à educação cristã bíblica e ao ensino bíblico com a sua significação; neste capítulo também é pesquisado e tratado sobre a pessoa educadora cristã por compreender a sua importância na contribuição do ensino bíblico. No segundo capítulo serão pesquisadas algumas ciências, a neurociência, a psicologia e a ética cristã, que podem contribuir com o estudo do desenvolvimento do comportamento humano. E no terceiro e último capítulo será proposta a criação de um manual de orientação para pessoas líderes e pessoas educadoras cristãs como um norteador na capacitação e no desenvolvimento de novas pessoas educadoras cristãs as quais estão à frente do ensino bíblico nas comunidades locais com as contribuições a partir dos resultados desta pesquisa. Esse manual de orientação é sugestivo cabendo às pessoas educadoras cristãs e às pessoas líderes aceitarem-no ou adaptá-lo às realidades das comunidades locais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Teologia |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
EST |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2597957946931101 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
Reblin, Iuri Andréas |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 |
pt_BR |