Repositorio Faculdades EST

A dimensão da espiritualidade no componente curricular do projeto de vida do Marista Brasil no novo ensino médio

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Inacio, Sabrina Mosena
dc.date.accessioned 2024-07-30T21:29:52Z
dc.date.available 2024-07-30T21:29:52Z
dc.date.issued 2024-03-19
dc.identifier.citation INACIO, Sabrina Mosena. A dimensão da espiritualidade no componente curricular do projeto de vida do Marista Brasil no novo ensino médio. 2024. 101p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1190
dc.description 101 p. pt_BR
dc.description.abstract This dissertation explores the dimension of spirituality in the curricular component of Marista Brasil's life project in the new high school system. The central objective is to analyze how spirituality is integrated into the formative itinerary of the new secondary education in Marist schools in Brazil, focusing on the intersection between the recent educational reform and the construction of the life project for students in the 1st to 3rd year of secondary education. Adopting a qualitative methodology, the research highlights the relevance of a life project rooted in spirituality for young people at this crucial stage of their education. The results indicate that the dimension of spirituality is vital for the consolidation of a meaningful life project for high school students and tools such as ikigai and logotherapy itself can positively help in this solidification of life projects. The analysis reveals how spirituality, integrated into the educational curriculum, can positively influence the personal and academic development of students. This study contributes to a deeper understanding of the importance of spirituality in education, especially in the context of secondary education reforms in Brazil, providing valuable insights for Marist educators, policy makers and school communities. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TM;
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Novo ensino médio pt_BR
dc.subject Juventudes pt_BR
dc.subject Rede Marista pt_BR
dc.subject Projeto de vida pt_BR
dc.subject Espiritualidade pt_BR
dc.subject New secondary education en
dc.subject Youth en
dc.subject Marist network en
dc.subject Life project en
dc.subject Spirituality en
dc.title A dimensão da espiritualidade no componente curricular do projeto de vida do Marista Brasil no novo ensino médio pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.rights.license Licença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ pt_BR
dc.contributor.referee1 Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 pt_BR
dc.contributor.referee2 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR
dc.contributor.referee3 Ricordi, Angelo Alberto Diniz
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/8742974565310728 pt_BR
dc.description.resumo Esta dissertação explora a dimensão da espiritualidade no componente curricular do projeto de vida do Marista Brasil no novo ensino médio. O objetivo central é analisar como a espiritualidade é integrada no itinerário formativo do novo ensino médio nas escolas Maristas do Brasil, com foco na intersecção entre a recente reforma educacional e a construção do projeto de vida para estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio. Adotando uma metodologia qualitativa, a pesquisa destaca a relevância de um projeto de vida enraizado na espiritualidade para as juventudes neste estágio crucial de sua educação. Os resultados indicam que a dimensão da espiritualidade é vital para a consolidação de um projeto de vida significativo para estudantes do ensino médio e ferramentas como ikigai e a própria logoterapia podem auxiliar positivamente nesta solidificação de projetos de vida. A análise revela como a espiritualidade, integrada ao currículo educacional, pode influenciar positivamente o desenvolvimento pessoal e acadêmico de estudantes. Este estudo contribui para uma compreensão mais profunda da importância da espiritualidade na educação, especialmente no contexto das reformas do ensino médio no Brasil, proporcionando insights valiosos para educadores, formuladores de políticas e comunidades escolares Maristas. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8608348319133425 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta