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dc.creator | Inacio, Sabrina Mosena | |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T21:29:52Z | |
dc.date.available | 2024-07-30T21:29:52Z | |
dc.date.issued | 2024-03-19 | |
dc.identifier.citation | INACIO, Sabrina Mosena. A dimensão da espiritualidade no componente curricular do projeto de vida do Marista Brasil no novo ensino médio. 2024. 101p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1190 | |
dc.description | 101 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation explores the dimension of spirituality in the curricular component of Marista Brasil's life project in the new high school system. The central objective is to analyze how spirituality is integrated into the formative itinerary of the new secondary education in Marist schools in Brazil, focusing on the intersection between the recent educational reform and the construction of the life project for students in the 1st to 3rd year of secondary education. Adopting a qualitative methodology, the research highlights the relevance of a life project rooted in spirituality for young people at this crucial stage of their education. The results indicate that the dimension of spirituality is vital for the consolidation of a meaningful life project for high school students and tools such as ikigai and logotherapy itself can positively help in this solidification of life projects. The analysis reveals how spirituality, integrated into the educational curriculum, can positively influence the personal and academic development of students. This study contributes to a deeper understanding of the importance of spirituality in education, especially in the context of secondary education reforms in Brazil, providing valuable insights for Marist educators, policy makers and school communities. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TM; | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Novo ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Juventudes | pt_BR |
dc.subject | Rede Marista | pt_BR |
dc.subject | Projeto de vida | pt_BR |
dc.subject | Espiritualidade | pt_BR |
dc.subject | New secondary education | en |
dc.subject | Youth | en |
dc.subject | Marist network | en |
dc.subject | Life project | en |
dc.subject | Spirituality | en |
dc.title | A dimensão da espiritualidade no componente curricular do projeto de vida do Marista Brasil no novo ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.license | Licença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Adam, Júlio Cézar | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Brandenburg, Laude Erandi | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Ricordi, Angelo Alberto Diniz | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8742974565310728 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação explora a dimensão da espiritualidade no componente curricular do projeto de vida do Marista Brasil no novo ensino médio. O objetivo central é analisar como a espiritualidade é integrada no itinerário formativo do novo ensino médio nas escolas Maristas do Brasil, com foco na intersecção entre a recente reforma educacional e a construção do projeto de vida para estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio. Adotando uma metodologia qualitativa, a pesquisa destaca a relevância de um projeto de vida enraizado na espiritualidade para as juventudes neste estágio crucial de sua educação. Os resultados indicam que a dimensão da espiritualidade é vital para a consolidação de um projeto de vida significativo para estudantes do ensino médio e ferramentas como ikigai e a própria logoterapia podem auxiliar positivamente nesta solidificação de projetos de vida. A análise revela como a espiritualidade, integrada ao currículo educacional, pode influenciar positivamente o desenvolvimento pessoal e acadêmico de estudantes. Este estudo contribui para uma compreensão mais profunda da importância da espiritualidade na educação, especialmente no contexto das reformas do ensino médio no Brasil, proporcionando insights valiosos para educadores, formuladores de políticas e comunidades escolares Maristas. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8608348319133425 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Adam, Júlio Cézar | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 | pt_BR |