Faculdades EST Repository

Cuidado pastoral em contexto escolar: um estudo sobre o cuidado mútuo estabelecido pelas redes de apoio constituídas na escola

Show simple item record

dc.creator Weber, Eloir Enio
dc.date.accessioned 2023-12-16T20:39:55Z
dc.date.available 2023-12-16T20:39:55Z
dc.date.issued 2023-07-07
dc.identifier.citation WEBER. Eloir Enio. Cuidado pastoral em contexto escolar: um estudo sobre o cuidado mútuo estabelecido pelas redes de apoio constituídas na escola. 2023. 110 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1173
dc.description 110 p. ; il. pt_BR
dc.description.abstract The school community lives together every day, for most of the day. It is an intense coexistence marked by expectations, sensibilities and transformations and, therefore, care is the hallmark of this interaction. The starting point of this research is the understanding of the essence of what is most human in humanity – what mobilizes and impels people to dedicate themselves to others and also reveals their most basic needs, as social beings. Pastoral accompaniment is an important development that brings specific reflections to the theme. In this perspective, the school, in its essence, as well as everything that is done in the area of education, is care giving. In this environment, coexistence is established in the form of a network of social relationships and in it the mutual connection of care takes place. The dimensions of care are manifestations of humanity. From this, the interaction in a mutual support network at Colégio Sinodal de São Leopoldo is the object of study. Within this care network, the school ministry is added to the perception of needs and opportunities for interaction based on a specific insertion and an understanding of life and the world that comes from spirituality. With this, the specific contribution of school ministry at Colégio Sinodal is made: to develop spiritual intelligence. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Cuidado pt_BR
dc.subject Pastoral escolar pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Colégio Sinodal pt_BR
dc.subject Espiritualidade pt_BR
dc.subject Care en
dc.subject School ministry en
dc.subject School en
dc.subject Spirituality en
dc.title Cuidado pastoral em contexto escolar: um estudo sobre o cuidado mútuo estabelecido pelas redes de apoio constituídas na escola pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.rights.license Licença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ pt_BR
dc.contributor.referee1 Herbes, Nilton Eliseu
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6241748367735018 pt_BR
dc.contributor.referee2 Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 pt_BR
dc.contributor.referee3 Heimann, Thomas
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/4537136261648181 pt_BR
dc.description.resumo A comunidade escolar convive todos os dias, em grande parte do dia. É uma convivência intensa marcada por expectativas, sensibilidades e transformações e, por isso, o cuidado é a marca dessa interação. O ponto de partida da presente pesquisa é a compreensão da essência daquilo que há de mais humano na humanidade – que mobiliza e impele as pessoas a se dedicarem às outras e, também, revela as suas necessidades mais básicas, como seres sociais. O acompanhamento pastoral é um desdobramento importante que traz reflexões específicas ao tema. Nessa perspectiva, a escola, em sua essência, bem como tudo o que se faz na área da educação, é cuidado. Neste ambiente se estabelece a convivência em forma de uma rede de relações sociais e nela se dá a conexão mútua de cuidado. As dimensões do cuidado são manifestações da humanidade. A partir disso, a interação em rede de apoio mútuo no Colégio Sinodal de São Leopoldo é objeto de estudo. Dentro dessa rede de cuidado, a pastoral escolar se agrega na percepção de necessidades e de oportunidades de interação a partir de uma inserção específica e de uma compreensão de vida e de mundo que provém da espiritualidade. Com isso, se dá a contribuição específica da pastoral escolar no Colégio Sinodal: desenvolver a inteligência espiritual. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5917598774721352 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Herbes, Nilton Eliseu
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6241748367735018 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account