Repositório Faculdades EST

Dislexia, um distúrbio cercado de preconceitos: desafios enfrentados por uma gestão escolar voltada para a ética do cuidado

Mostrar registro simples

dc.creator Costa, Lucy Duarte
dc.date.accessioned 2023-06-10T15:14:39Z
dc.date.available 2023-06-10T15:14:39Z
dc.date.issued 2023-01-09
dc.identifier.citation COSTA, Lucy Duarte. Dislexia, um distúrbio cercado de preconceitos: desafios enfrentados por uma gestão escolar voltada para a ética do cuidado. 2022. 70 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1151
dc.description 70 p. pt_BR
dc.description.abstract The object of this dissertation is the study of dyslexia, directed to the educational environment, in order to enable the development of strategies by management people, as well as to reflect on issues addressed to dyslexia. The objective is to disseminate knowledge on how to alleviate the prejudice suffered by dyslexic people, confident for their resocialization, both in the school environment and in their social life as a whole, directing their attention to the management of the ethics of care. Surveys carried out in several countries show that about 10% to 15% of the world's population is dyslexic, hence the choice of theme is perfectly justifiable. For the elaboration of the study, it was decided to use a fundamentally bibliographical, documentary and digital methodology, using as sources the doctrine, the legislation, in addition to the experience learned in the professional scope of teaching. Specialists in the area, such as Calafange (2001), Capovilla (2001), Estill (2003) and Hout and Estienne (2001), among others, were consulted for the composition of the bibliographic part of the data collection. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Dislexia pt_BR
dc.subject Preconceito pt_BR
dc.subject Ética pt_BR
dc.subject Cuidado pt_BR
dc.subject Gestão Escolar pt_BR
dc.subject Dyslexia en
dc.subject Prejudice en
dc.subject Ethic en
dc.subject Care en
dc.subject School management en
dc.subject ÉTICA E GESTÃO pt_BR
dc.title Dislexia, um distúrbio cercado de preconceitos: desafios enfrentados por uma gestão escolar voltada para a ética do cuidado pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Brandenburg, Laude Erani
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR
dc.contributor.referee2 Zanella, José Caetano
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5394484099711862 pt_BR
dc.contributor.referee3 Costa Junior, Belmiro Medeiros da
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/5942788227768010 pt_BR
dc.description.resumo O objeto desta dissertação é o estudo da dislexia, direcionado ao ambiente educacional, a fim de possibilitar o desenvolvimento de estratégias por parte das pessoas gestoras, assim como refletir sobre questões voltadas à dislexia. Objetiva-se a disseminação do conhecimento sobre como amenizar o preconceito sofrido pelas pessoas disléxicas, contribuindo para sua ressocialização, tanto no ambiente escolar, quanto na sua vida social como um todo, direcionando o olhar para a gestão da ética do cuidado. Pesquisas realizadas em vários países mostram que cerca de 10% a 15% da população mundial é disléxica, daí, ser perfeitamente justificável a escolha do tema. Para a elaboração do estudo, optou-se pela utilização de metodologia fundamentalmente bibliográfica, documental e digital, utilizando como fontes a doutrina, a legislação, além de experiência obtida no âmbito profissional da docência. Foram consultados, para a composição da parte bibliográfica do levantamento de dados, especialistas na área, como Calafange (2001), Capovilla (2001), Estill (2003) e Hout e Estienne (2001), entre outros. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8812770822207439 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR


Arquivos deste item

Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta