Repositório Faculdades EST

O ensino religioso como componente curricular obrigatório na rede do sistema municipal de ensino de Jacundá.

Mostrar registro simples

dc.creator Madeiro, Eraldo Pereira
dc.date.accessioned 2022-12-09T19:23:46Z
dc.date.available 2022-12-09T19:23:46Z
dc.date.issued 2022-05-20
dc.identifier.citation MADEIRO, Eraldo Pereira. O ensino religioso como componente curricular obrigatório na rede do sistema municipal de ensino de Jacundá. 2022. 85 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1122
dc.description 85 p. pt_BR
dc.description.abstract The present professional master's final work deals with the mandatory curricular component of Religious Education in the municipal education network of Jacundá, in the state of Pará. The problem raised in the research was: how is the curricular component of Religious Education represented by the school community based on pedagogical practices, its curriculum and mediated by teacher training and current legislation? The objective of the study is to investigate how the component of Religious Education is represented in the network of the municipal education system of Jacundá. The research is of the bibliographic and documentary type, supported, particularly, on the legal bases that deal with Religious Education in basic education, especially in elementary education. A qualitative approach was followed in the theoretical-methodological framework, based on the categories of secularism and the right to education. The research revealed that it is necessary to follow a path for the implementation of a curricular component of Religious Education, based on an educational practice based on diversity and cultural plurality of ideas, where dialogue and tolerance can exist. In this way, it is possible to provide an integral formation of the student toward diversity and respect for those who are different, based on religiosity, religion and non-religion. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;696
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Ensino religioso pt_BR
dc.subject Laicidade pt_BR
dc.subject BNCC pt_BR
dc.subject Desafios pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Religious education en
dc.subject Secularity en
dc.subject BNCC [Common National Curricular Base] en
dc.subject Challenges en
dc.subject Teaching en
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE pt_BR
dc.title O ensino religioso como componente curricular obrigatório na rede do sistema municipal de ensino de Jacundá. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Brandenburg, Laude Erani
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR
dc.contributor.referee2 Herbes, Nilton Eliseu
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6241748367735018 pt_BR
dc.contributor.referee3 Santos, Raimunda Mota dos
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/3660590708254524 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho final de mestrado profissional trata do componente curricular obrigatório de Ensino Religioso na rede municipal de ensino de Jacundá, no estado do Pará. O problema levantado na pesquisa foi: como o componente curricular de Ensino Religioso é representado pela comunidade escolar a partir das práticas pedagógicas, do seu currículo e mediado pela formação docente e legislação vigente? O objetivo do estudo é investigar como o componente de Ensino Religioso é representado na rede do sistema municipal de ensino de Jacundá. A pesquisa é do tipo bibliográfica e documental, sustentada, particularmente, nas bases legais que se ocupam do Ensino Religioso na educação básica, sobretudo, no ensino fundamental. Seguiu-se uma abordagem qualitativa no referencial teórico-metodológico, com base nas categorias da laicidade e do direito à educação. A pesquisa revelou que é necessário ser percorrido um caminho para a implantação de um componente curricular de Ensino Religioso, pautado numa prática educacional embasada na diversidade e na pluralidade cultural de ideias, onde possa existir diálogo e tolerância. Desta forma é possível proporcionar uma formação integral da pessoa estudante para diversidade e respeito a quem é diferente, a partir da religiosidade, da religião e da não religião. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2265119272632914 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR


Arquivos deste item

Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta