dc.creator | Madeiro, Eraldo Pereira | |
dc.date.accessioned | 2022-12-09T19:23:46Z | |
dc.date.available | 2022-12-09T19:23:46Z | |
dc.date.issued | 2022-05-20 | |
dc.identifier.citation | MADEIRO, Eraldo Pereira. O ensino religioso como componente curricular obrigatório na rede do sistema municipal de ensino de Jacundá. 2022. 85 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1122 | |
dc.description | 85 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present professional master's final work deals with the mandatory curricular component of Religious Education in the municipal education network of Jacundá, in the state of Pará. The problem raised in the research was: how is the curricular component of Religious Education represented by the school community based on pedagogical practices, its curriculum and mediated by teacher training and current legislation? The objective of the study is to investigate how the component of Religious Education is represented in the network of the municipal education system of Jacundá. The research is of the bibliographic and documentary type, supported, particularly, on the legal bases that deal with Religious Education in basic education, especially in elementary education. A qualitative approach was followed in the theoretical-methodological framework, based on the categories of secularism and the right to education. The research revealed that it is necessary to follow a path for the implementation of a curricular component of Religious Education, based on an educational practice based on diversity and cultural plurality of ideas, where dialogue and tolerance can exist. In this way, it is possible to provide an integral formation of the student toward diversity and respect for those who are different, based on religiosity, religion and non-religion. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;696 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino religioso | pt_BR |
dc.subject | Laicidade | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Desafios | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Religious education | en |
dc.subject | Secularity | en |
dc.subject | BNCC [Common National Curricular Base] | en |
dc.subject | Challenges | en |
dc.subject | Teaching | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE | pt_BR |
dc.title | O ensino religioso como componente curricular obrigatório na rede do sistema municipal de ensino de Jacundá. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Brandenburg, Laude Erani | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Herbes, Nilton Eliseu | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6241748367735018 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Santos, Raimunda Mota dos | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3660590708254524 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho final de mestrado profissional trata do componente curricular obrigatório de Ensino Religioso na rede municipal de ensino de Jacundá, no estado do Pará. O problema levantado na pesquisa foi: como o componente curricular de Ensino Religioso é representado pela comunidade escolar a partir das práticas pedagógicas, do seu currículo e mediado pela formação docente e legislação vigente? O objetivo do estudo é investigar como o componente de Ensino Religioso é representado na rede do sistema municipal de ensino de Jacundá. A pesquisa é do tipo bibliográfica e documental, sustentada, particularmente, nas bases legais que se ocupam do Ensino Religioso na educação básica, sobretudo, no ensino fundamental. Seguiu-se uma abordagem qualitativa no referencial teórico-metodológico, com base nas categorias da laicidade e do direito à educação. A pesquisa revelou que é necessário ser percorrido um caminho para a implantação de um componente curricular de Ensino Religioso, pautado numa prática educacional embasada na diversidade e na pluralidade cultural de ideias, onde possa existir diálogo e tolerância. Desta forma é possível proporcionar uma formação integral da pessoa estudante para diversidade e respeito a quem é diferente, a partir da religiosidade, da religião e da não religião. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2265119272632914 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brandenburg, Laude Erandi | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 | pt_BR |
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: