Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.creator | Oliveira, Fabiano Valle de | |
dc.date.accessioned | 2022-12-06T13:44:54Z | |
dc.date.available | 2022-12-06T13:44:54Z | |
dc.date.issued | 2022-06-28 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Fabiano Valle de. A contribuição do ensino religioso para a construção de uma sociedade tolerante. 2022. 71 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1118 | |
dc.description | 71 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | The theme to be addressed is how Religious Education can contribute to the development of tolerant people. Education must be the basis for this transformation, so Religious Education in elementary schools becomes an important instrument for the propagation of religious tolerance within a modern society with individuals who have behaviors consistent with freedom of expression. In this sense, we can observe that the family, the secular institution that historically is defined by the close and intimate connection between people who are united by parental ties or not, transmits values and also prejudices against color, race, creed, gender, among others. , which eventually lead to violence, whether physical or verbal. Therefore, the school would combat this culture and enlighten not only the student, but also the family of that person. The reflection of this is the violence that portrays the explicit intolerance of those who think differently from their neighbors and cannot take a more inclusive stance. Lack of information is a contributing factor to intolerance. Getting correct information is important in this understanding. Some people fed by misconceptions act impulsively, guided by ignorance. They build prejudice by obfuscating the truth and, associated with this, there are the exclusivist and sectarian indoctrinations that have produced a time bomb in society. The demonization of those who think differently from me is a stimulus to intolerant behavior. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;698 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino religioso | pt_BR |
dc.subject | Intolerância | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Religião | pt_BR |
dc.subject | Religious education | en |
dc.subject | Intolerance | en |
dc.subject | Prejudice | en |
dc.subject | Violence | en |
dc.subject | Religion | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE | pt_BR |
dc.title | A contribuição do ensino religioso para a construção de uma sociedade tolerante | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Brandenburg, Laude Erandi | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Herbes, Nilton Eliseu | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6241748367735018 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Costa Junior, Belmiro Medeiros da | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5942788227768010 | pt_BR |
dc.description.resumo | A temática a ser abordada é a forma como o Ensino Religioso pode contribuir para o desenvolvimento de pessoas tolerantes. A educação deve ser a base para essa transformação, dessa forma o Ensino Religioso nas escolas de ensino fundamental se torna um importante instrumento de propagação da tolerância religiosa no âmbito de uma sociedade moderna com indivíduos que possuem comportamentos coerentes com a liberdade de expressão. Nesse sentido, podemos observar que a família, a instituição secular que historicamente se define pela ligação estreita e íntima entre pessoas que se unem por laços parentais ou não, transmite valores e, também, preconceitos contra cor, raça, credo, gênero, dentre outros, que, por fim, chegam a gerar violência, seja física ou verbal. Assim sendo, a escola combateria essa cultura e esclareceria não somente o aluno e a aluna, mas alcançaria a família dessa pessoa. O reflexo disso é a violência que retrata a intolerância explícita de quem pensa diferente do seu próximo e não consegue ter uma postura mais inclusiva. A falta de informação é um fator que contribui para a intolerância. Obter informações corretas é importante nessa compreensão. Algumas pessoas alimentadas por conceitos equivocados agem impulsivamente, tendo como orientação a ignorância. Elas constroem o preconceito ofuscando a verdade e, associado a isso, há as doutrinações exclusivistas e sectárias que têm produzido uma bomba relógio na sociedade. A demonização dos que pensam diferente de mim são estímulos ao comportamento intolerante. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2081621055808169 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brandenburg, Laude Erandi | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 | pt_BR |
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: