Faculdades EST Repository

A contribuição do ensino religioso para a construção de uma sociedade tolerante

Show simple item record

dc.creator Oliveira, Fabiano Valle de
dc.date.accessioned 2022-12-06T13:44:54Z
dc.date.available 2022-12-06T13:44:54Z
dc.date.issued 2022-06-28
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Fabiano Valle de. A contribuição do ensino religioso para a construção de uma sociedade tolerante. 2022. 71 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1118
dc.description 71 p. pt_BR
dc.description.abstract The theme to be addressed is how Religious Education can contribute to the development of tolerant people. Education must be the basis for this transformation, so Religious Education in elementary schools becomes an important instrument for the propagation of religious tolerance within a modern society with individuals who have behaviors consistent with freedom of expression. In this sense, we can observe that the family, the secular institution that historically is defined by the close and intimate connection between people who are united by parental ties or not, transmits values and also prejudices against color, race, creed, gender, among others. , which eventually lead to violence, whether physical or verbal. Therefore, the school would combat this culture and enlighten not only the student, but also the family of that person. The reflection of this is the violence that portrays the explicit intolerance of those who think differently from their neighbors and cannot take a more inclusive stance. Lack of information is a contributing factor to intolerance. Getting correct information is important in this understanding. Some people fed by misconceptions act impulsively, guided by ignorance. They build prejudice by obfuscating the truth and, associated with this, there are the exclusivist and sectarian indoctrinations that have produced a time bomb in society. The demonization of those who think differently from me is a stimulus to intolerant behavior. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;698
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Ensino religioso pt_BR
dc.subject Intolerância pt_BR
dc.subject Preconceito pt_BR
dc.subject Violência pt_BR
dc.subject Religião pt_BR
dc.subject Religious education en
dc.subject Intolerance en
dc.subject Prejudice en
dc.subject Violence en
dc.subject Religion en
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE pt_BR
dc.title A contribuição do ensino religioso para a construção de uma sociedade tolerante pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR
dc.contributor.referee2 Herbes, Nilton Eliseu
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6241748367735018 pt_BR
dc.contributor.referee3 Costa Junior, Belmiro Medeiros da
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/5942788227768010 pt_BR
dc.description.resumo A temática a ser abordada é a forma como o Ensino Religioso pode contribuir para o desenvolvimento de pessoas tolerantes. A educação deve ser a base para essa transformação, dessa forma o Ensino Religioso nas escolas de ensino fundamental se torna um importante instrumento de propagação da tolerância religiosa no âmbito de uma sociedade moderna com indivíduos que possuem comportamentos coerentes com a liberdade de expressão. Nesse sentido, podemos observar que a família, a instituição secular que historicamente se define pela ligação estreita e íntima entre pessoas que se unem por laços parentais ou não, transmite valores e, também, preconceitos contra cor, raça, credo, gênero, dentre outros, que, por fim, chegam a gerar violência, seja física ou verbal. Assim sendo, a escola combateria essa cultura e esclareceria não somente o aluno e a aluna, mas alcançaria a família dessa pessoa. O reflexo disso é a violência que retrata a intolerância explícita de quem pensa diferente do seu próximo e não consegue ter uma postura mais inclusiva. A falta de informação é um fator que contribui para a intolerância. Obter informações corretas é importante nessa compreensão. Algumas pessoas alimentadas por conceitos equivocados agem impulsivamente, tendo como orientação a ignorância. Elas constroem o preconceito ofuscando a verdade e, associado a isso, há as doutrinações exclusivistas e sectárias que têm produzido uma bomba relógio na sociedade. A demonização dos que pensam diferente de mim são estímulos ao comportamento intolerante. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2081621055808169 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR


Files in this item

The following license files are associated with this item:

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account