dc.creator | Araújo, Ana Lúcia de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2022-12-05T14:03:51Z | |
dc.date.available | 2022-12-05T14:03:51Z | |
dc.date.issued | 2022-07-08 | |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Ana Lúcia de Oliveira. A espiritualidade como um recurso para auxiliar a gestão educacional no cuidado com pessoas em situação de ansiedade. 2022. 103 p. Dissertação (Mestrado) - Programa Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1117 | |
dc.description | 103 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work consists of a study on spirituality from the perspective of the management of educational institutions. Understanding the numerous challenges that managers face in their practices, this work aims to understand if spirituality can be used as a resource to help the manager to deal with human beings who present anxiety behaviors. The concept of spirituality, in this context, is understood in a broader way, detaching it from the strictly religious vision. Furthermore, the anxiety pointed out in this work has the phenomenological-existential view as its guiding character, presenting the symptoms of anxiety as signs of life changes and, not as a characteristic of paralysis and illness. In addition, the understanding of the level of anxiety that has affected education professionals, in a world surrounded by crises of different natures, calls on managers to find new strategies for care and prevention of illness. Understanding the universe of possibilities that spirituality offers and its application in the life of the human being brings a possible path to the construction of policies aimed at valuing this human aspect, often forgotten, understanding the human being in a view based on the biological-psycho-socio-spiritual vision recommended according to the World Health Organization. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;706 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Espiritualidade | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Ansiedade | pt_BR |
dc.subject | Cuidado | pt_BR |
dc.subject | Profissionais de educação | pt_BR |
dc.subject | Spirituality | en |
dc.subject | Management | en |
dc.subject | Anxiety | en |
dc.subject | Care. | en |
dc.subject | Education professionals | en |
dc.title | A espiritualidade como um recurso para auxiliar a gestão educacional no cuidado com pessoas em situação de ansiedade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Herbes, Nilton Eliseu | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6241748367735018 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Adam, Júlio Cézar | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Ulrich, Claudete Beise | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9944681145159594 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho consiste em um estudo sobre a espiritualidade na perspectiva da gestão de instituições de ensino. Entendendo os inúmeros desafios que os gestores e gestoras enfrentam em suas práticas, esse trabalho tem como objetivo entender se a espiritualidade pode ser utilizada como um recurso para auxiliar a pessoa gestora a lidar com seres humanos que apresentam comportamentos de ansiedade. O conceito de espiritualidade, neste contexto, é entendido de forma ampliada, desvinculando-a da visão estritamente religiosa. Ademais, a ansiedade apontada neste trabalho tem como caráter norteador a visão fenomenológico-existencial, apresentando os sintomas de ansiedade como sinalizadores de mudanças de vida e, não como, um caráter de paralisação e de adoecimentos. Para, além disso, o entendimento sobre o nível de ansiedade que tem acometido os e as profissionais de educação, em um mundo rodeado por crises de diversas naturezas, convoca os gestores e as gestoras a encontrarem novas estratégias de cuidado e prevenção de adoecimentos. Entender o universo de possibilidades que a espiritualidade oferece e sua aplicação na vida do ser humano traz um caminho possível para a construção de políticas voltadas a valorização deste aspecto humano, muitas vezes, esquecido, compreendendo o ser humano em um olhar pautado na visão bio-psico-socio-espiritual preconizado conforme a Organização Mundial de Saúde. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Herbes, Nilton Eliseu | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6241748367735018 | pt_BR |
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