Repositório Faculdades EST

Atravessem plataforma 9 ½: uma relação entre a série Harry Potter e o ensino confirmatório na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

Mostrar registro simples

dc.creator Malacarne, Ivan Kiper
dc.date.accessioned 2021-10-26T20:50:03Z
dc.date.available 2021-10-26T20:50:03Z
dc.date.issued 2021-08-09
dc.identifier.citation MALACARNE, Ivan Kiper. Atravessem plataforma 9 ½: uma relação entre a série Harry Potter e o ensino confirmatório na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. 2021. 146 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1087
dc.description 145 p. pt_BR
dc.description.abstract The research is inserted in the debates and reflections about adolescence and Confirmation classes in the Evangelical Church of Lutheran Confession in Brazil (IECLB) based on the Harry Potter series. The methodological development was constituted through lived religion as a hermeneutical instrument of Practical Theology to investigate the religious phenomenon, which is not restricted to ecclesiastical practice. Faced with a process that often becomes obsolete with adolescents, Confirmation classes have been the subject of several debates since the 1960s and 1970s, especially regarding its relevance both from the perspective of institutional guiding parameters and through the impact on the lives of those who participate. Faced with this problem, the aim of this work is to raise up some developments of the Harry Potter phenomenon and its relationship with adolescence in order to propose new paths that give new meaning to Confirmation classes. For such an analysis, the series will be investigated mainly based on its character as a secular rite of passage and as a contemporary media and technological phenomenon, so that it represents both an appeal for maturity and also the transformations of digital culture in the last thirty years. The unfolding of this path will be presented through a thematic and a structural approach. en
dc.description.sponsorship Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TM;407
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.rights.uri An error occurred getting the license - uri. *
dc.subject Adolescência pt_BR
dc.subject Harry Potter pt_BR
dc.subject Ensino confirmatório pt_BR
dc.subject Religião vivida pt_BR
dc.subject Ritos de passagem pt_BR
dc.subject Cultura da convergência pt_BR
dc.subject TEOLOGIA PRÁTICA pt_BR
dc.subject Adolescence en
dc.subject Harry Potter en
dc.subject Confirmation classes en
dc.subject Lived religion en
dc.subject Rites of passage en
dc.subject Convergence culture en
dc.title Atravessem plataforma 9 ½: uma relação entre a série Harry Potter e o ensino confirmatório na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Schaper, Valério Guilherme
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3516948733028434 pt_BR
dc.contributor.referee2 Machado, Renato Ferreira
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5182020903256616 pt_BR
dc.description.resumo A pesquisa está inserida nos debates e reflexões a respeito da adolescência e do Ensino Confirmatório na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) a partir da série Harry Potter. O desdobramento metodológico foi constituído por meio da religião vivida como instrumento hermenêutico da Teologia Prática para investigar o fenômeno religioso, o qual não está restrito à prática eclesiástica. Diante de um processo que, frequentemente, torna-se obsoleto junto aos e às adolescentes, o Ensino Confirmatório tem sido pauta de vários debates desde as décadas de 1960 e 1970, principalmente a respeito de sua relevância tanto sob os parâmetros orientadores institucionais quanto através do impacto dele na vida daqueles e daquelas que participam. Diante de tal problemática, almeja-se neste trabalho ensejar alguns desdobramentos do fenômeno Harry Potter e de sua relação com a adolescência com o intuito de propor novos caminhos que ressignifiquem o Ensino Confirmatório. Para tal análise, a série será investigada principalmente sob o seu caráter de rito de passagem secular e como fenômeno midiático e tecnológico contemporâneo, de modo que represente tanto um apelo para a maturidade como também as transformações da cultura digital nos últimos trinta anos. O desdobramento deste percurso será apresentado por meio de uma abordagem temática e uma outra estrutural. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9370156940170248 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 pt_BR


Arquivos deste item

Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta