Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.creator | Malacarne, Ivan Kiper | |
dc.date.accessioned | 2021-10-26T20:50:03Z | |
dc.date.available | 2021-10-26T20:50:03Z | |
dc.date.issued | 2021-08-09 | |
dc.identifier.citation | MALACARNE, Ivan Kiper. Atravessem plataforma 9 ½: uma relação entre a série Harry Potter e o ensino confirmatório na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. 2021. 146 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1087 | |
dc.description | 145 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | The research is inserted in the debates and reflections about adolescence and Confirmation classes in the Evangelical Church of Lutheran Confession in Brazil (IECLB) based on the Harry Potter series. The methodological development was constituted through lived religion as a hermeneutical instrument of Practical Theology to investigate the religious phenomenon, which is not restricted to ecclesiastical practice. Faced with a process that often becomes obsolete with adolescents, Confirmation classes have been the subject of several debates since the 1960s and 1970s, especially regarding its relevance both from the perspective of institutional guiding parameters and through the impact on the lives of those who participate. Faced with this problem, the aim of this work is to raise up some developments of the Harry Potter phenomenon and its relationship with adolescence in order to propose new paths that give new meaning to Confirmation classes. For such an analysis, the series will be investigated mainly based on its character as a secular rite of passage and as a contemporary media and technological phenomenon, so that it represents both an appeal for maturity and also the transformations of digital culture in the last thirty years. The unfolding of this path will be presented through a thematic and a structural approach. | en |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TM;407 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Harry Potter | pt_BR |
dc.subject | Ensino confirmatório | pt_BR |
dc.subject | Religião vivida | pt_BR |
dc.subject | Ritos de passagem | pt_BR |
dc.subject | Cultura da convergência | pt_BR |
dc.subject | TEOLOGIA PRÁTICA | pt_BR |
dc.subject | Adolescence | en |
dc.subject | Harry Potter | en |
dc.subject | Confirmation classes | en |
dc.subject | Lived religion | en |
dc.subject | Rites of passage | en |
dc.subject | Convergence culture | en |
dc.title | Atravessem plataforma 9 ½: uma relação entre a série Harry Potter e o ensino confirmatório na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Schaper, Valério Guilherme | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3516948733028434 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Machado, Renato Ferreira | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5182020903256616 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa está inserida nos debates e reflexões a respeito da adolescência e do Ensino Confirmatório na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) a partir da série Harry Potter. O desdobramento metodológico foi constituído por meio da religião vivida como instrumento hermenêutico da Teologia Prática para investigar o fenômeno religioso, o qual não está restrito à prática eclesiástica. Diante de um processo que, frequentemente, torna-se obsoleto junto aos e às adolescentes, o Ensino Confirmatório tem sido pauta de vários debates desde as décadas de 1960 e 1970, principalmente a respeito de sua relevância tanto sob os parâmetros orientadores institucionais quanto através do impacto dele na vida daqueles e daquelas que participam. Diante de tal problemática, almeja-se neste trabalho ensejar alguns desdobramentos do fenômeno Harry Potter e de sua relação com a adolescência com o intuito de propor novos caminhos que ressignifiquem o Ensino Confirmatório. Para tal análise, a série será investigada principalmente sob o seu caráter de rito de passagem secular e como fenômeno midiático e tecnológico contemporâneo, de modo que represente tanto um apelo para a maturidade como também as transformações da cultura digital nos últimos trinta anos. O desdobramento deste percurso será apresentado por meio de uma abordagem temática e uma outra estrutural. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9370156940170248 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Adam, Júlio Cézar | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 | pt_BR |
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: