Repositório Faculdades EST

Ética e gestão escolar: um estudo de caso na escola de Ensino Médio Maria Daurea Lopes (Iguatu-Ce)

Mostrar registro simples

dc.creator Alves, José Igor da Silva
dc.date.accessioned 2020-10-02T22:35:24Z
dc.date.available 2020-10-02T22:35:24Z
dc.date.issued 2019-12-20
dc.identifier.citation ALVES, José Igor Da Silva. Ética e gestão escolar: um estudo de caso na Escola de Ensino Médio Maria Daurea Lopes (Iguatu-Ce). 2019. 85 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1039
dc.description 85 p. :il. pt_BR
dc.description.abstract This dissertation focuses on the theme of Ethics in School Management, where we propose to address ethics in school management as the main factor in generating positive results for the researched institution, taking as a field of appreciation the reality of the Maria Daurea Lopes High School, located in the José de Alencar District in Iguatu, in the interior of the State of Ceará. The proposed investigation radius constitutes the knowledge of how school management is carried out or not based on the professional ethics that education professionals must present. That is, which instruments can point out this relationship to us. Based on the aforementioned focus of investigation, a survey of conceptions and comments by authors was made, among which the names of Vygotsky, Freire, Paro, Lück and Sander can be cited. In this way, we started to build a theoretical base in relation to the theme under study, characterizing this first moment of the research as bibliographic. In a second moment, it starts to structure a philosophical basis for the study, and the conception of Aristoteles, Immanuel Kant, Jean Paul Sartre, Marx and others in relation to the concept of ethics and its application in education is appreciated. With theoretical elements about school management and a theoretical foundation, the investigation reaches the practical field that takes effect from an analysis of the reality of the aforementioned teaching unit. From the readings of documents such as the Brazilian National Education Legislation (Federal Constitution of 1988 and Law of Directives and Bases of National Education - LDB nº. 9394/96) and of school documents such as the Pedagogical Political Project, SPAECE database at CAED / UFJF, observations in the researched teaching unit, it was possible to have a much deeper view of what ethical principles were applied in this educational institution. With this in mind, it is important to make it clear that the research is primarily of a documentary nature, given that the proposed study has as reference the reading of official documents and those produced by the school, which favored arriving at the final considerations and pointing out the need for the continuation of the study in future projects, possibly with a doctorate, where we intend to expand the range of observation and research and, certainly, the analysis of instruments used. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;660
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Ética pt_BR
dc.subject Gestão Escolar pt_BR
dc.subject Resultado pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject ÉTICA E GESTÃO pt_BR
dc.subject Ethics en
dc.subject School management en
dc.subject Results en
dc.subject Education en
dc.title Ética e gestão escolar: um estudo de caso na escola de Ensino Médio Maria Daurea Lopes (Iguatu-Ce) pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Bobsin, Oneide
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9895594646147746 pt_BR
dc.contributor.referee2 Custódio, Elivaldo Serrão
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8819683729192070 pt_BR
dc.description.resumo A presente dissertação tem como foco de estudo o tema Ética na Gestão Escolar, onde propomos abordar a ética na gestão escolar como fator principal na geração de resultados positivos para a instituição pesquisada, tomando como campo de apreciação a realidade da Escola de Ensino Médio Maria Daurea Lopes, situada no Distrito de José de Alencar em Iguatu, interior do Estado do Ceará. O raio de investigação proposto constitui a tomada de conhecimento de como se efetiva ou não a gestão escolar com base na ética profissional que os profissionais da educação devem apresentar. Ou seja, quais instrumentos que podem nos apontar essa relação. Partindo do citado foco de investigação, fez-se o levantamento de concepções e comentários de autores entre os quais podem ser citados, entre outros os nomes de Vygotsky, Freire, Paro, Lück e Sander. Dessa forma, passamos a construir uma base teórica em relação à temática posta em estudo, caracterizando esse primeiro momento da pesquisa como bibliográfica. Num segundo momento parte para a estruturação de uma base filosófica do estudo, sendo apreciada a concepção de Aristóteles, Immannuel Kant, Jean Paul Sartre, Marx e outros em relação ao conceito de ética e sua aplicação no âmbito da educação. De posse de elementos teóricos acerca da gestão escolar e de uma fundamentação teórica, a investigação chega ao campo prático que se efetiva a partir de uma análise a realidade da unidade de ensino supracitada. As leituras de documentos como a Legislação da Educação Nacional Brasileira (Constituição Federal de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/96) e dos documentos escolares como o Projeto Político Pedagógico, Base de dados do SPAECE no CAED/UFJF, observações na unidade de ensino pesquisada, foi possível ter uma visão bem mais aprofundada de quais princípios éticos eram aplicados nesta instituição de ensino. Observado isso, é importante deixar claro que a pesquisa é de prioritariamente de caráter documental, tendo em vista que o estudo proposto tem como referência a leitura dos documentos oficiais e daqueles produzidos pela escola, o que favoreceu se chegar às considerações finais e apontar a necessidade do prosseguimento do estudo em futuros projetos, possivelmnete de doutorado, pretendemos ampliar o raio de observação e insvestigação e, certamente os instrumentos de análise utilizados. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9239520928905759 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Schaper, Valério Guilherme
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3516948733028434 pt_BR


Arquivos deste item

Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta