dc.creator | Rodrigues, Vagner de Souza | |
dc.date.accessioned | 2019-11-05T17:57:18Z | |
dc.date.available | 2019-11-05T17:57:18Z | |
dc.date.issued | 2019-08-14 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1005 | |
dc.description | 118 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work “Social Function of the School: the Contribution of the School of Life Project”, deals with themes related to the school's challenge regarding the inte-gral formation of the person, in two schools of Novo Hamburgo and two schools of Sapiranga. The School of Life Project gives lectures in public schools on various topics, according to the need of each school context attended by the project. Based on the research design, the objective of this work was to investigate the extent to which the School's Social Function is met with the contribution of the School of Life Project. In addition, the present work lists a series of guiding questions of this investigation about the social function of the school and the impact of the School of Life Project on the daily lives of young people and adolescents. The first chapter of the paper addresses the issue of the School's Social Function. Data from the investigated schools dialog with the issue of the social function of the school today. In addition, the work reflects on the role of the family and the role of the school in the current conjuncture. The second chapter emphasizes the challenges of the school today and what is expected of a quality school and brings the dialog of authors with the data of the people questioned. In addition, it gives a brief account of how the relationship between Family and School was built based on the western colonizing mentality. The third chapter analyzes the impact that the School of Life Project has had on the Schools investigated. The theological dimension of the work is expressed in the School of Life Project itself. Besides the presentation of the data, it analyzes what form of Theology and Pedagogy can dialogue with this social action. The authors who gave most of the foundation for the work and the formulation of concepts are Yves de La Taille, Pedro Demo, Graciani, Roselane Costella, Dermeval Saviani and Acacia Kuenzer. Among the findings, the main one refers to the understanding, by the student body, that the preparation for the ENEM is not the main Social Function of the School, but the integral formation of the human being and their preparation for the world of work. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;350 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ações Sociais | pt_BR |
dc.subject | Investimento em Educação | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Social Actions | en |
dc.subject | Investment in Education | en |
dc.title | Função social da escola: a contribuição do projeto escola da vida | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Kohlrausch, Simone | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1195391916153299 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Paixão, Marcia Eliane Leindcker da | |
dc.description.resumo | O presente trabalho “Função Social da Escola: a Contribuição do Projeto Escola da Vida”, trata de temas relacionados ao desafio da escola no que se refere à formação integral da pessoa, em duas escolas de Novo Hamburgo e duas escolas de Sapi-ranga. O Projeto Escola da Vida ministra palestras em escolas públicas sobre temas diversos, conforme a necessidade de cada contexto escolar atendido pelo projeto. Com base no delineamento da pesquisa, o objetivo do trabalho foi o de investigar em que medida a Função Social da Escola é atendida com a contribuição do Projeto Escola da Vida. Além disso, o presente trabalho enumera uma série de questiona-mentos norteadores dessa investigação, acerca da função social da escola e do im-pacto do Projeto Escola da Vida no dia a dia de jovens e adolescentes. O primeiro capítulo do trabalho aborda a questão da Função Social da Escola. Os dados das escolas investigadas dialogam com a questão da Função Social da Escola na atualidade. Além disso, o trabalho faz a reflexão sobre a função da Família e o papel da Escola na conjuntura atual. O segundo capítulo enfatiza os desafios da escola na atualidade e o que se espera de uma escola de qualidade e traz o diálogo de autores com os dados das pessoas questionadas. Além disso, faz um relato breve de como foi construída a relação entre Família e Escola a partir da mentalidade colonizadora ocidental. O terceiro capítulo analisa o impacto que o Projeto Escola da Vida gerou nas Escolas investigadas. A dimensão teológica do trabalho está expressa no Projeto Escola da Vida em si. Além da apresentação dos dados, analisa que forma de Teologia e Pedagogia podem dialogar com esta ação social. Os autores que mais deram sustentação ao trabalho e a formulação de conceitos são Yves de La Taille, Pedro Demo, Graciani, Roselane Costella, Dermeval Saviani e Acácia Kuenzer. Entre os achados, o principal se refere ao entendimento, por parte do corpo discente, de que a preparação para o ENEM não é a principal Função Social da Escola, mas a formação integral do ser humano e a sua preparação para o mundo do trabalho. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5966807821103062 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brandenburg, Laude Erandi | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 | pt_BR |
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