Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/991
Title: | O ouvinte da prédica e a neurociência: perspectivas homiléticas |
metadata.dc.creator: | Stange, Klaus Andreas |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Adam, Júlio Cézar |
Keywords: | Neuroscience;Homiletics;Narrative Sermon;Neurociência;Homilética;Prédica Narrativa |
Issue Date: | 11-Mar-2019 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;189 |
metadata.dc.description.resumo: | A pesquisa se propõem a verificar em que medida os aportes das neurociências po-dem contribuir para fecundar a ciência homilética, especificamente a prédica cristã. A pesquisa apresenta as neurociências em uma perspectiva histórica, procurando distinguir suas áreas de pesquisa e estabelecendo delimitações - com destaque para as neurociências biológicas e cognitivas. Na sequência também a prédica é abordada em perspectiva histórica, descrevendo acentos e evoluções ocorridas no âmbito da prédica, do período da Reforma aos dias de hoje. O capítulo é finalizado com uma breve sistematização de pressupostos filosóficos e metodológicos que embasam as neurociências. A segunda parte da pesquisa foca o ouvinte da prédica na perspectiva da neurociência biológica, com destaque ao Sistema Auditivo e o Sistema Límbico. Na sequência, a pesquisa se volta para o ouvinte da prédica em perspectiva bíblico teológica, mais especificamente a partir de palavras chaves do Novo Testamento em diálogo com o princípio da claritas scripturae de Lutero. São demonstradas as relações entre processos físico-biológicos e a compreensão bíblica do ouvir. A última parte da pesquisa busca relacionar os impulsos da neurociência acerca do ser humano e os processos do ouvir, refletir, sentir, desenvolver-se e transformar-se, procurando aportes nas neurociências que inspirem a tarefa homilé-tica. A tese toma o elemento da narrativa na vida e na pregação como um dos recur-sos que melhor corresponde àquilo que as neurociências apontam como importante para um ouvir de forma ampla, profunda e comprometida. |
Description: | 246 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/991 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
stange_ka_td189.pdf | Texto completo pdf | 3.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License