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dc.creatorStange, Klaus Andreas-
dc.date.accessioned2019-08-21T20:20:00Z-
dc.date.available2019-08-21T20:20:00Z-
dc.date.issued2019-03-11-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/991-
dc.description246 p.pt_BR
dc.description.abstractThe research proposes to verify to what measure the contributions from the neurosciences can enrich homiletic science, specifically the Christian preaching. The research presents the neurosciences in a historical perspective, seeking to distinguish its areas of research and establishing delimitations – highlighting the biological and cognitive neurosciences. In sequence the sermon is also dealt with in a historical perspective, describing highlights and evolutions which occurred in the area of preaching from the period of the Reformation to current times. The chapter finishes with a brief systematization of the philosophical and methodological presuppositions which support neurosciences. The second part of the research focuses on the listener of the sermon in the perspective of biological neuroscience, highlighting the Auditory System and the Limbic System. In sequence, the research turns to the listener of the sermon in a theological biblical perspective, more specifically based on key words of the New Testament in dialog with the principle of claritas scripturae of Luther. Relations between the physical-biological processes and the biblical comprehension of listening are demonstrated. The last part of the research seeks to relate the impulses of neuroscience about the human being with the processes of listening, reflecting, feeling, developing and transforming oneself, seeking contributions in the neurosciences which inspire the homiletic task. The thesis takes the element of the narrative in life and in preaching as one of the resources that best corresponds to that which neurosciences point out as important for listening in a broad, deep and committed way.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;189-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNeuroscienceen
dc.subjectHomileticsen
dc.subjectNarrative Sermonen
dc.subjectNeurociênciapt_BR
dc.subjectHomiléticapt_BR
dc.subjectPrédica Narrativapt_BR
dc.titleO ouvinte da prédica e a neurociência: perspectivas homiléticaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Sinner, Rudolf Eduard von-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5391368668845628pt_BR
dc.contributor.referee2Wachholz, Wilhelm-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3084707254950329pt_BR
dc.contributor.referee3Wanke, Roger Marcel-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7094357075481479pt_BR
dc.contributor.referee4Souza, Mauro Batista-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0629442511356556pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa se propõem a verificar em que medida os aportes das neurociências po-dem contribuir para fecundar a ciência homilética, especificamente a prédica cristã. A pesquisa apresenta as neurociências em uma perspectiva histórica, procurando distinguir suas áreas de pesquisa e estabelecendo delimitações - com destaque para as neurociências biológicas e cognitivas. Na sequência também a prédica é abordada em perspectiva histórica, descrevendo acentos e evoluções ocorridas no âmbito da prédica, do período da Reforma aos dias de hoje. O capítulo é finalizado com uma breve sistematização de pressupostos filosóficos e metodológicos que embasam as neurociências. A segunda parte da pesquisa foca o ouvinte da prédica na perspectiva da neurociência biológica, com destaque ao Sistema Auditivo e o Sistema Límbico. Na sequência, a pesquisa se volta para o ouvinte da prédica em perspectiva bíblico teológica, mais especificamente a partir de palavras chaves do Novo Testamento em diálogo com o princípio da claritas scripturae de Lutero. São demonstradas as relações entre processos físico-biológicos e a compreensão bíblica do ouvir. A última parte da pesquisa busca relacionar os impulsos da neurociência acerca do ser humano e os processos do ouvir, refletir, sentir, desenvolver-se e transformar-se, procurando aportes nas neurociências que inspirem a tarefa homilé-tica. A tese toma o elemento da narrativa na vida e na pregação como um dos recur-sos que melhor corresponde àquilo que as neurociências apontam como importante para um ouvir de forma ampla, profunda e comprometida.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0623415689154169pt_BR
dc.contributor.advisor1Adam, Júlio Cézar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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