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Title: Políticas de formação continuada para docentes e suas contribuições para a elevação da qualidade educacional: um olhar sobre o processo de formação dos professores da rede pública municipal de ensino de Valença-BA
metadata.dc.creator: Marques, Doris Amparo de Freitas Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Formação continuada;Políticas educacionais;Educação;Continuing education;Educational policies;Education
Issue Date: 7-Mar-2019
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;636
metadata.dc.description.resumo: Uma análise das contribuições e resultados da formação continuada no exercício da docência. Aqui se apresenta uma pesquisa de natureza exploratória a qual se ocupa em refletir como as políticas de formação continuada em serviço para pessoas docentes tem se configurado como um caminho eficiente para a melhoria da educação da Rede Municipal de Ensino de Valença, estado da Bahia, assim como, estas se afinam com uma proposta de educação crítica e humanística, sob o viés teológico do pensamento de Hugo Assmann. Para tanto, utilizaremos como recorte temporal o quadriênio 2009-2012 e o estudo de caso como estratégia metodológica. Além de refletir sobre a formação continuada como um mecanismo de ressignificação profissional, este estudo traz uma breve discussão sobre o seu significado através de uma análise das denominações dadas por diversos autores para esse processo, buscando assim compreender como ele acontece. Apresenta também uma reflexão sobre a educação sob a ótica humanística, uma educação como ferramenta emancipatória, focada na construção do sujeito solidário e sensível aos problemas sociais. Discorre sobre as políticas educacionais vigentes e os marcos legais que legitimam e asseguram a formação continuada no âmbito da docência. Estabelece também uma relação entre as propostas formativas e seus pontos de intersecção com a lógica da educação para a solidariedade, composta por um olhar humanizado às diferenças culturais, sociais e cognitivas, entendendo a importância de contarmos com práticas pedagógicas consistentes que sejam sensíveis às necessidades educacionais das pessoas discentes, com vistas ao desenvolvimento da sua autonomia e implementação de práticas transformadoras que sejam positivas ao seu ser e estar no mundo.
Description: 79 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/982
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