Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/982
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarques, Doris Amparo de Freitas Santos-
dc.date.accessioned2019-06-28T18:22:43Z-
dc.date.available2019-06-28T18:22:43Z-
dc.date.issued2019-03-07-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/982-
dc.description79 p.pt_BR
dc.description.abstractAn analysis of the contributions and results of continuing education in the teaching profession. Here we present an exploratory research which is concerned with reflecting on how the continuing education policies serving professors has been configured as an efficient way to improve the education of the Municipal Education network of Valencia in the state of Bahia, as well as how these resonate with a proposal for critical and humanistic education, from the theological perspective of the thought of Hugo Assmann. For this we will use as the time frame, the four-year quadrennium of 2009-2012, and the case study as a methodological strategy. In addition to reflecting on continuing education as a professional redefinition mechanism, this study provides a brief discussion of its meaning through an analysis of the descriptions given by several authors for this process, thus seeking to understand how it happens. It also presents a reflection on education in the humanistic perspective, education as an emancipatory tool, focused on building a subject who is solidary and sensitive to social problems. It discusses the current educational policies and legal frameworks to legitimize and ensure the continued training in teaching. It also establishes a relationship between the formative proposals and their points of intersection with the logic of education for solidarity, consisting of a humanized look at the cultural, social and cognitive differences, understanding the importance of counting on consistent pedagogical practices being sensitive to the educational needs of the students, aiming at the development of their autonomy and the implementation of transformational practices that are positive for their being in the world.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;636-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectEducational policiesen
dc.subjectEducationen
dc.titlePolíticas de formação continuada para docentes e suas contribuições para a elevação da qualidade educacional: um olhar sobre o processo de formação dos professores da rede pública municipal de ensino de Valença-BApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
dc.contributor.referee2Machado, Renato Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5182020903256616pt_BR
dc.description.resumoUma análise das contribuições e resultados da formação continuada no exercício da docência. Aqui se apresenta uma pesquisa de natureza exploratória a qual se ocupa em refletir como as políticas de formação continuada em serviço para pessoas docentes tem se configurado como um caminho eficiente para a melhoria da educação da Rede Municipal de Ensino de Valença, estado da Bahia, assim como, estas se afinam com uma proposta de educação crítica e humanística, sob o viés teológico do pensamento de Hugo Assmann. Para tanto, utilizaremos como recorte temporal o quadriênio 2009-2012 e o estudo de caso como estratégia metodológica. Além de refletir sobre a formação continuada como um mecanismo de ressignificação profissional, este estudo traz uma breve discussão sobre o seu significado através de uma análise das denominações dadas por diversos autores para esse processo, buscando assim compreender como ele acontece. Apresenta também uma reflexão sobre a educação sob a ótica humanística, uma educação como ferramenta emancipatória, focada na construção do sujeito solidário e sensível aos problemas sociais. Discorre sobre as políticas educacionais vigentes e os marcos legais que legitimam e asseguram a formação continuada no âmbito da docência. Estabelece também uma relação entre as propostas formativas e seus pontos de intersecção com a lógica da educação para a solidariedade, composta por um olhar humanizado às diferenças culturais, sociais e cognitivas, entendendo a importância de contarmos com práticas pedagógicas consistentes que sejam sensíveis às necessidades educacionais das pessoas discentes, com vistas ao desenvolvimento da sua autonomia e implementação de práticas transformadoras que sejam positivas ao seu ser e estar no mundo.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1951804692270435pt_BR
dc.contributor.advisor1Reblin, Iuri Andréas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4008773551065957pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marques_dafs_tmp636.pdfTexto completo pdf737.14 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons