Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/982
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Marques, Doris Amparo de Freitas Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-28T18:22:43Z | - |
dc.date.available | 2019-06-28T18:22:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-07 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/982 | - |
dc.description | 79 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | An analysis of the contributions and results of continuing education in the teaching profession. Here we present an exploratory research which is concerned with reflecting on how the continuing education policies serving professors has been configured as an efficient way to improve the education of the Municipal Education network of Valencia in the state of Bahia, as well as how these resonate with a proposal for critical and humanistic education, from the theological perspective of the thought of Hugo Assmann. For this we will use as the time frame, the four-year quadrennium of 2009-2012, and the case study as a methodological strategy. In addition to reflecting on continuing education as a professional redefinition mechanism, this study provides a brief discussion of its meaning through an analysis of the descriptions given by several authors for this process, thus seeking to understand how it happens. It also presents a reflection on education in the humanistic perspective, education as an emancipatory tool, focused on building a subject who is solidary and sensitive to social problems. It discusses the current educational policies and legal frameworks to legitimize and ensure the continued training in teaching. It also establishes a relationship between the formative proposals and their points of intersection with the logic of education for solidarity, consisting of a humanized look at the cultural, social and cognitive differences, understanding the importance of counting on consistent pedagogical practices being sensitive to the educational needs of the students, aiming at the development of their autonomy and the implementation of transformational practices that are positive for their being in the world. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;636 | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Continuing education | en |
dc.subject | Educational policies | en |
dc.subject | Education | en |
dc.title | Políticas de formação continuada para docentes e suas contribuições para a elevação da qualidade educacional: um olhar sobre o processo de formação dos professores da rede pública municipal de ensino de Valença-BA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Brandenburg, Laude Erandi | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Machado, Renato Ferreira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5182020903256616 | pt_BR |
dc.description.resumo | Uma análise das contribuições e resultados da formação continuada no exercício da docência. Aqui se apresenta uma pesquisa de natureza exploratória a qual se ocupa em refletir como as políticas de formação continuada em serviço para pessoas docentes tem se configurado como um caminho eficiente para a melhoria da educação da Rede Municipal de Ensino de Valença, estado da Bahia, assim como, estas se afinam com uma proposta de educação crítica e humanística, sob o viés teológico do pensamento de Hugo Assmann. Para tanto, utilizaremos como recorte temporal o quadriênio 2009-2012 e o estudo de caso como estratégia metodológica. Além de refletir sobre a formação continuada como um mecanismo de ressignificação profissional, este estudo traz uma breve discussão sobre o seu significado através de uma análise das denominações dadas por diversos autores para esse processo, buscando assim compreender como ele acontece. Apresenta também uma reflexão sobre a educação sob a ótica humanística, uma educação como ferramenta emancipatória, focada na construção do sujeito solidário e sensível aos problemas sociais. Discorre sobre as políticas educacionais vigentes e os marcos legais que legitimam e asseguram a formação continuada no âmbito da docência. Estabelece também uma relação entre as propostas formativas e seus pontos de intersecção com a lógica da educação para a solidariedade, composta por um olhar humanizado às diferenças culturais, sociais e cognitivas, entendendo a importância de contarmos com práticas pedagógicas consistentes que sejam sensíveis às necessidades educacionais das pessoas discentes, com vistas ao desenvolvimento da sua autonomia e implementação de práticas transformadoras que sejam positivas ao seu ser e estar no mundo. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1951804692270435 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Reblin, Iuri Andréas | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 | pt_BR |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marques_dafs_tmp636.pdf | Texto completo pdf | 737.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License