Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/981
Title: Implicações da prática educativa cristã holística para a aprendizagem integral ao longo da vida
metadata.dc.creator: Rodrigues, Marilze Wischral
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: Prática educativa;Holismo;Aprendizagem integral;Formação na fé;Educational practice;Holism;Holistic learning;Formation in the faith
Issue Date: 6-Mar-2019
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TD;187
metadata.dc.description.resumo: A história da IECLB, desde suas origens, tem demonstrado vínculo direto com a educação. Segundo pesquisa desenvolvida pela Federação Luterana Mundial, nos anos 1990, a Educação Cristã nas igrejas luteranas estava concentrada na faixa etária da adolescência, respectivamente no ensino confirmatório. Diante deste dado, esta pesquisa procurou responder as seguintes perguntas: Como o processo de formação na fé ao longo da vida tem estado presente nas estratégias de atuação da IECLB, com vistas à edificação do Corpo de Cristo? Quais as implicações de se optar por uma prática educativa cristã holística, que considere as dimensões afetiva (pathos) e atitudinal (ethos), além da dimensão cognitiva (logos) de aprendizagem? Os objetivos foram: a) Descrever a relação do logos, do pathos e do ethos na prática educativa cristã holística; b) Identificar a importância do desenvolvimento cognitivo, afetivo e atitudinal para a aprendizagem integral; c) Conceituar o processo de formação na fé ao longo da vida, de membros do Corpo de Cristo que são sujeitos ativos em formação; d) Investigar a existência de ofertas de formação na fé ao longo da vida, no contexto da IECLB. O aporte teórico desta pesquisa tem como referenciais básicos: Piaget, Vygotsky, Ausubel, Freire, Fowler, Amatuzzi, Hofmann e Kalmbach. Além de pesquisa bibliográfica, foram realizados: trabalho de análise exegética de textos bíblicos; análise documental sobre o programa de educação cristã contínua da IECLB; pesquisa social, através de entrevistas e questionários aplicados a pessoas envolvidas com a educação cristã contínua no âmbito da IECLB. Os dados obtidos na pesquisa documental e na pesquisa social foram tratados de acordo com a pesquisa qualitativa. Os resultados da presente pesquisa encontram-se distribuídos em três capítulos. Quanto à pesquisa documental foi identificado de forma evidente que há clareza e intencionalidade em relação à prática educativa cristã holística, considerando o contexto existencial de educandas e educandos, o vínculo entre fé e vida e o apontamento de conteúdos significativos; aprendizagem integral, promovendo o desenvolvimento cognitivo, afetivo e atitudinal; formação na fé ao longo da vida, considerando a preocupação com perguntas existenciais e a oferta de continuidade na formação. Porém, a ênfase e o detalhamento sobre a formação em várias faixas etárias é pouco evidente no PECC. Quanto à pesquisa social, concluiu-se que o documento Catecumenato Permanente – Discipulado Permanente estimulou atividades formativas no âmbito da IECLB. Os dados levantados apontam que a tarefa de formação contínua na fé é responsabilidade de todas as pessoas que participam da vida em comunidade cristã, evidenciando o sacerdócio geral de todas as pessoas que creem de forma efetiva e eficiente. Como comprovado nesta pesquisa e ao longo da história da IECLB, ela tem se ocupado com a formação na fé da criança até a juventude. Importa avançar dos estudos, discursos e teorias sobre a formação contínua em direção à prática formativa de todas as faixas etárias, também de pessoas adultas e idosas, planejando e executando de forma consciente e responsável a aprendizagem integral e significativa no processo de formação na fé ao longo da vida.
Description: 270 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/981
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rodrigues_mw_td187.pdfTexto completo pdf1.86 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons