Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/975
Title: Contribuição da ética no agir pedagógico no ensino superior
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Ética;Pedagogia;Ensino Superior;Ethics;Pedagogy;Higher Education
Issue Date: 1-Mar-2015
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;639
metadata.dc.description.resumo: A reflexão em torno da experiência ética como constitutiva dos sujeitos em contextos de formação de professores e professoras, formadores e formadoras de sujeitos criativos e críticos, frente a um mundo que é dominado pela técnica e que é percebido como fragmentado e imutável, ganha importância nos dias atuais. Isto principalmente porque, se nos mais diversos contextos de ensinar e aprender se reproduzem certos valores, é crucial que professores e professoras estejam cientes desta condição contemporânea que institui relações que circunscrevem a existência humana do aqui e agora. Desta forma, a ética tem o papel importante no cotidiano do ensino superior, pois ela destaca a necessidade do professor e da professora, refletir sobre a responsabilidade ética no exercício da docência. Nessa perspectiva a problemática deste estudo consiste: A presença da ética no agir pedagógico do professor e da professora do ensino superior pode contribuir de modo positivo no processo de ensino e aprendizagem dos alunos e das alunas? A metodologia da pesquisa referenciada neste trabalho é a pesquisa exploratória e, fundamentado em uma abordagem qualitativa, utilizar-se-á como pressuposto metodológico a pesquisa documental. Os procedimentos para sua elaboração estão consubstanciados em estudos bibliográficos, levantamentos de dados e informações necessárias à sua realização. Desta forma cabe-nos destacar a importância da construção deste trabalho e o seu objetivo principal que é o de analisar a contribuição da ética no agir pedagógico do professor e da professora no processo de desenvolvimento da aprendizagem no ensino superior a partir de estudos bibliográficos e apontamentos da literatura específica. O estudo ocorreu no período compreendido entre os meses de janeiro de 2013, a partir da escolha do tema, até o mês de junho de 2015, prazo de entrega da monografia elaborada para avaliação.
Description: 88 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/975
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lopes_tsr_tmp639.pdfTexto completo pdf594.55 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons