Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/975
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2019-06-04T12:12:59Z | - |
dc.date.available | 2019-06-04T12:12:59Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-01 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/975 | - |
dc.description | 88 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | The reflection on the ethical experience as constitutive of the subjects in teacher education contexts (as), creative and critical subject’s trainers, facing a world that is dominated by technology and what is perceived as fragmented and unchanging, gains importance in the days current. This is mainly because there are many more in the contexts of teaching and learning (re) produce certain values, it is crucial that teachers (as) are aware of this contemporary condition establishing relations that circumscribe human existence here and now. Thus, ethics has an important role in the higher education every day, because it highlights the need for the teacher to reflect on the ethical responsibility in the teaching profession. In this perspective the problem of this study is: The presence of ethics in pedagogical action of the teacher and professor of higher education can contribute positively in education in student learning? The research methodology referenced in this work is exploratory research and, based on a qualitative approach shall be used as methodological fundamentals of documentary research. The procedures for their preparation are embodied in bibliographical studies, survey data and information necessary to achieve them. Thus it behooves us to highlight the importance of construction of this work and its main goal is to analyze the ethics of contribution in teaching the teacher acting in the learning development process in higher education from bibliographic studies and notes of the literature. The study took place in the period between the months of January 2013, from the choice of topic, until the month of April 2015, deadline of the monograph prepared for evaluation. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;639 | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Ethics | en |
dc.subject | Pedagogy | en |
dc.subject | Higher Education | en |
dc.title | Contribuição da ética no agir pedagógico no ensino superior | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Klein, Remi | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 | pt_BR |
dc.description.resumo | A reflexão em torno da experiência ética como constitutiva dos sujeitos em contextos de formação de professores e professoras, formadores e formadoras de sujeitos criativos e críticos, frente a um mundo que é dominado pela técnica e que é percebido como fragmentado e imutável, ganha importância nos dias atuais. Isto principalmente porque, se nos mais diversos contextos de ensinar e aprender se reproduzem certos valores, é crucial que professores e professoras estejam cientes desta condição contemporânea que institui relações que circunscrevem a existência humana do aqui e agora. Desta forma, a ética tem o papel importante no cotidiano do ensino superior, pois ela destaca a necessidade do professor e da professora, refletir sobre a responsabilidade ética no exercício da docência. Nessa perspectiva a problemática deste estudo consiste: A presença da ética no agir pedagógico do professor e da professora do ensino superior pode contribuir de modo positivo no processo de ensino e aprendizagem dos alunos e das alunas? A metodologia da pesquisa referenciada neste trabalho é a pesquisa exploratória e, fundamentado em uma abordagem qualitativa, utilizar-se-á como pressuposto metodológico a pesquisa documental. Os procedimentos para sua elaboração estão consubstanciados em estudos bibliográficos, levantamentos de dados e informações necessárias à sua realização. Desta forma cabe-nos destacar a importância da construção deste trabalho e o seu objetivo principal que é o de analisar a contribuição da ética no agir pedagógico do professor e da professora no processo de desenvolvimento da aprendizagem no ensino superior a partir de estudos bibliográficos e apontamentos da literatura específica. O estudo ocorreu no período compreendido entre os meses de janeiro de 2013, a partir da escolha do tema, até o mês de junho de 2015, prazo de entrega da monografia elaborada para avaliação. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9617186827045374 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Reblin, Iuri Andréas | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 | pt_BR |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
lopes_tsr_tmp639.pdf | Texto completo pdf | 594.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License