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Title: Espiritualidade e reserva cognitiva na musicoterapia no transtorno neurocognitivo
metadata.dc.creator: Vargas, Maryléa Elizabeth Ramos
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Musicoterapia;Espiritualidade;Reserva Cognitiva;Transtorno Neurocognitivo;Domínios Cognitivos;Reabilitação;Music therapy;Spirituality;Cognitive Reserve;Neurocognitive Disorder;Cognitive Domains;Rehabilitation
Issue Date: 30-Aug-2018
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TD;185
metadata.dc.description.resumo: Os Transtornos Neurocognitivos (TNCs) resultam em diferentes sequelas nos indivíduos afetados, parte devido à duração, gravidade e extensão do evento e parte do diferencial apresentado pela Reserva Cognitiva. O grau de Reserva Cognitiva (RC) é o que se constitui como diferencial no enfrentamento de danos e sequelas e problemas que afetam os domínios neurocognitivos. A espiritualidade, neste trabalho, se constitui como o recurso mobilizador para o autocuidado no enfrentamento e superação de limitações apresentadas. Esta tese apresenta a pesquisa qualitativa através de estudos de casos, de cunho experimental sobre a aplicação da Musicoterapia para potencializar a expressão da Reserva Cognitiva e estimular a espiritualidade com foco no autocuidado no Transtorno Neurocognitivo. Para que a realização deste estudo se tornasse possível foram selecionadas três pessoas que aceitaram participar desta investigação e que apresentam TNC em razão de trauma ou AVC sofrido. A pesquisa sustentou-se na análise das respostas obtidas a partir das 12 sessões de musicoterapia realizadas. Para possibilitar esta investigação e em respeito à Resolução 4665/12 esta proposta foi encaminhada ao CEP da Faculdades EST, do qual obteve a necessária autorização. Neste estudo pode ser confirmado que a Reserva Cognitiva interfere de forma importante na expressão da espiritualidade assim como no processo de reabilitação, sendo observado que uma baixa Reserva Cognitiva implica em restrições nos resultados esperados.
Description: 277 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/974
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