Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/974
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVargas, Maryléa Elizabeth Ramos-
dc.date.accessioned2019-06-04T12:04:47Z-
dc.date.available2019-06-04T12:04:47Z-
dc.date.issued2018-08-30-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/974-
dc.description277 p.pt_BR
dc.description.abstractNeurocognitive Disorders (TNCs) result in different sequelae in the affected individuals, partly due to the duration, severity and extent of the event and part of the differential presented by the Cognitive Reserve. The degree of Cognitive Reserve (CR) is what constitutes a differential in coping with damages and sequelae and problems affecting the neurocognitive domains. Spirituality, in this work, constitutes the mobilizing resource for self-care and faith in coping with and overcoming limitations presented. This thesis presents the qualitative research through case studies, on the application of Music Therapy to enhance the expression of the Cognitive Reserve and stimulate spirituality with a focus on self care and faith in Neurocognitive Disorder. In order to make this study possible, three people were selected who accepted to participate in this investigation and who presented TNC due to trauma or stroke. The research was based on the analysis of the responses obtained from the 12 sessions of Music Therapy performed. In order to enable this investigation and in compliance with Resolution 4665/12, this proposal was sent to the CEP of the Faculdades EST, from which it obtained the necessary authorization. In this study it can be confirmed that the Cognitive Reserve interferes in an important way in the expression of spirituality as well as in the rehabilitation process, being observed that a low Cognitive Reserve implies in restrictions in the expected results.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTD;185-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMusicoterapiapt_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectReserva Cognitivapt_BR
dc.subjectTranstorno Neurocognitivopt_BR
dc.subjectDomínios Cognitivospt_BR
dc.subjectReabilitaçãopt_BR
dc.subjectMusic therapyen
dc.subjectSpiritualityen
dc.subjectCognitive Reserveen
dc.subjectNeurocognitive Disorderen
dc.subjectCognitive Domainsen
dc.subjectRehabilitationen
dc.titleEspiritualidade e reserva cognitiva na musicoterapia no transtorno neurocognitivopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Bohnen, Anelise Junqueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3506295480234919pt_BR
dc.contributor.referee2Prass, Luciana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7144191083096706pt_BR
dc.contributor.referee3silva, Laura Franch Schmidt da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6858886305291005pt_BR
dc.contributor.referee4Streck, Valburga Schmiedt-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7037456709159953pt_BR
dc.description.resumoOs Transtornos Neurocognitivos (TNCs) resultam em diferentes sequelas nos indivíduos afetados, parte devido à duração, gravidade e extensão do evento e parte do diferencial apresentado pela Reserva Cognitiva. O grau de Reserva Cognitiva (RC) é o que se constitui como diferencial no enfrentamento de danos e sequelas e problemas que afetam os domínios neurocognitivos. A espiritualidade, neste trabalho, se constitui como o recurso mobilizador para o autocuidado no enfrentamento e superação de limitações apresentadas. Esta tese apresenta a pesquisa qualitativa através de estudos de casos, de cunho experimental sobre a aplicação da Musicoterapia para potencializar a expressão da Reserva Cognitiva e estimular a espiritualidade com foco no autocuidado no Transtorno Neurocognitivo. Para que a realização deste estudo se tornasse possível foram selecionadas três pessoas que aceitaram participar desta investigação e que apresentam TNC em razão de trauma ou AVC sofrido. A pesquisa sustentou-se na análise das respostas obtidas a partir das 12 sessões de musicoterapia realizadas. Para possibilitar esta investigação e em respeito à Resolução 4665/12 esta proposta foi encaminhada ao CEP da Faculdades EST, do qual obteve a necessária autorização. Neste estudo pode ser confirmado que a Reserva Cognitiva interfere de forma importante na expressão da espiritualidade assim como no processo de reabilitação, sendo observado que uma baixa Reserva Cognitiva implica em restrições nos resultados esperados.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8654014228270955pt_BR
dc.contributor.advisor1Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vargas_mer_td185.pdfTexto completo pdf2.94 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons