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Title: A viva vox do evangelho: por uma homilética dialógica
metadata.dc.creator: Beling, Éder
metadata.dc.contributor.advisor1: Adam, Júlio Cézar
Keywords: Homilética;Pregação;Liturgia;Linguagem;Diálogo;Viva voz;Polifonia;Homiletics;Preaching;Liturgy;Language;Dialog;Living voice;Polyphony
Issue Date: 22-Mar-2019
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TD;182
metadata.dc.description.resumo: A presente investigação tem por objetivo analisar a pregação a partir do conceito de enunciado dialógico. Como o lugar da Palavra é no culto, queremos nesta pesquisa aprofundar o relacionamento que a Palavra pregada tem a partir da reunião sacramental e litúrgica. Utilizamos como guia a pergunta de Jesus a seus discípulos: “E vós, quem dizeis que Eu sou?” (Mc 8.29; Mt 16.15; Lc 9.20). Ao longo da investigação, essa pergunta nos guiará, ora de forma consciente e formal, ora de forma inconsciente e informal. Basearemo-nos nos trabalhos de Bakhtin que definiram o diálogo, entre as diferentes vozes sociais, como polifônico. Queremos aplicar este conceito ao campo da homilética, sobretudo, à prédica cristã. A prédica é o diálogo polifônico do evento divino-humano. A forma como a pregação é realizada, seu conteúdo, seu sentido, seu significado, o tema, as pessoas, a cultura, as instituições, Jesus Cristo compõem a polifonia na qual a prédica se encontra inserida. A utilização da teoria de Bakhtin quer auxiliar a homilética a evidenciar as muitas vozes e contextos que compõem a prédica cristã, bem como refletir diretamente dentro e a partir dos contextos e atos singulares e irrepetíveis do acontecimento linguístico-comunicacional da viva voz do Evangelho. Essa viva voz quer ressoar no mundo da vida. Ela quer dialogar com os diferentes enunciados humanos que foram e que são proferidos. Os principais resultados da pesquisa indicam que a pregação é a união de várias vozes sociais e culturais que se encontram no culto. Ela é o enunciado dialógico e comunicativo da viva voz do Evangelho que se realiza num evento linguístico. A metodologia empregada neste trabalho é bibliográfica e está focada numa leitura transdisciplinar.
Description: 258 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/964
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