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Title: As margens do silêncio: a história dos passos da inclusão para pessoas surdas no município de Crateús-CE
metadata.dc.creator: Torres, Cibelle Eurídice Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Discentes surdos;Educação Inclusiva;Intérpretes;Docentes;Deaf students;Inclusive education;Interpreters;Professors
Issue Date: 5-Dec-2018
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;614
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho final tem com objetivo analisar as contribuições e reflexões desenvolvidas por instituições, docentes e intérpretes acerca da educação inclusiva de pessoas com surdez e relatar as dificuldades que os alunos e alunas enfrentam nas escolas regulares de Crateús – Ceará. Para sua efetivação foi realizado uma pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando como instrumento o estudo de caso, com uso de observações em nove escolas inclusivas de Crateús e entrevistas com oito intérpretes, com doze professores e professora destes alunos e um aluno com surdez destas salas inclusivas pesquisadas. Ainda utilizamos pesquisa bibliográfica, em que nos nortearam autores como Manieri (2011) e Strobel (2006, 2007), dentre outros. O trabalho foi estruturado em três capítulos, iniciando com um breve histórico da educação dos surdos no mundo, no Brasil e em Crateús e ainda as filosofias educacionais, passando para a abordagem acerca da inclusão de alunos surdos na educação, e concluindo com a descrição e análises dos dados da pesquisa. Apesar do esforço das secretarias de educação em disponibilizar às escolas intérpretes para efetivação da educação das pessoas surdas, notamos que os professores e funcionários das escolas necessitam de capacitação na área de Libras. Há a necessidade de fazer com que o aluno surdo tenha contato diariamente com a sua língua materna (Libras) para proporcionar uma melhor comunicação e consequentemente uma melhoria na sua educação. O estudo revelou a importância de aumentar a demanda de intérpretes nas escolas, de preferência especializados em componentes curriculares distintos para que haja uma melhor comunicação do conteúdo abordado. O planejamento das aulas poderia contar com a participação dos alunos surdos, para que se pudesse obter uma metodologia de ensino mais adequada.
Description: 68 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/952
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