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dc.creatorTorres, Cibelle Eurídice Araújo-
dc.date.accessioned2019-04-04T17:52:29Z-
dc.date.available2019-04-04T17:52:29Z-
dc.date.issued2018-12-05-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/952-
dc.description68 p.pt_BR
dc.description.abstractThe goal of this final paper is to analyze the contributions and reflections developed by institutions, professors and interpreters about inclusive education for deaf people and report the difficulties which students confront in the regular schools of Crateús – Ceará. To fulfill this, research was carried out with a qualitative approach using as an instrument the case study, with the use of observations in nine inclusive schools of Crateus and interviews with eight interpreters, and with twelve professors of these deaf students of these researched inclusive classrooms. We also used bibliographic research guided by authors such as Manieri (2011) and Strobel (2006, 2007), among others. The work was structured into three chapters, beginning with a brief history of the education of deaf people in the world, in Brazil and in Crateus and educational philosophies, going through the approach about the inclusion of deaf students in education, and concluding with the description and analysis of the research data. In spite of the effort of the education departments to try to provide interpreters for the schools for carrying out education for deaf people, we observed that the professors and staff of the schools need training in the area of Brazilian Sign Language (Libras)). It is necessary for the deaf student to have daily contact with their maternal language (Libras) to propitiate better communication and consequently improvement in their education. The study revealed the importance of increasing the provision of interpreters in the schools, preferably specialized in specific curricular components so that there can be a better communication of the content dealt with. The planning of the classes could take place with participation of the deaf students, so that a more adequate teaching methodology could be obtained.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;614-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiscentes surdospt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectIntérpretespt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectDeaf studentsen
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectInterpretersen
dc.subjectProfessorsen
dc.titleAs margens do silêncio: a história dos passos da inclusão para pessoas surdas no município de Crateús-CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Laura Franch Schmidt da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6858886305291005pt_BR
dc.contributor.referee2Urmersbach, Regina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6580836804693017pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho final tem com objetivo analisar as contribuições e reflexões desenvolvidas por instituições, docentes e intérpretes acerca da educação inclusiva de pessoas com surdez e relatar as dificuldades que os alunos e alunas enfrentam nas escolas regulares de Crateús – Ceará. Para sua efetivação foi realizado uma pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando como instrumento o estudo de caso, com uso de observações em nove escolas inclusivas de Crateús e entrevistas com oito intérpretes, com doze professores e professora destes alunos e um aluno com surdez destas salas inclusivas pesquisadas. Ainda utilizamos pesquisa bibliográfica, em que nos nortearam autores como Manieri (2011) e Strobel (2006, 2007), dentre outros. O trabalho foi estruturado em três capítulos, iniciando com um breve histórico da educação dos surdos no mundo, no Brasil e em Crateús e ainda as filosofias educacionais, passando para a abordagem acerca da inclusão de alunos surdos na educação, e concluindo com a descrição e análises dos dados da pesquisa. Apesar do esforço das secretarias de educação em disponibilizar às escolas intérpretes para efetivação da educação das pessoas surdas, notamos que os professores e funcionários das escolas necessitam de capacitação na área de Libras. Há a necessidade de fazer com que o aluno surdo tenha contato diariamente com a sua língua materna (Libras) para proporcionar uma melhor comunicação e consequentemente uma melhoria na sua educação. O estudo revelou a importância de aumentar a demanda de intérpretes nas escolas, de preferência especializados em componentes curriculares distintos para que haja uma melhor comunicação do conteúdo abordado. O planejamento das aulas poderia contar com a participação dos alunos surdos, para que se pudesse obter uma metodologia de ensino mais adequada.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.contributor.advisor1Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
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