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Title: Análise de aspectos percebidos da conduta de servidores da Gestão educacional à luz dos princípios éticos
metadata.dc.creator: Souza, Ednalva Rezende dos Anjos de
metadata.dc.contributor.advisor1: Schreiber, Dusan
Keywords: Princípios éticos;Organização;Códigos de conduta;Responsabilidade social;Área educacional;Ethical principles;Organization;Codes of conduct;Social responsibility;Educational area
Issue Date: 23-Nov-2018
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;613
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar os aspectos percebidos da conduta de servidores e servidoras da gestão educacional à luz dos princípios éticos em uma secretaria de educação de um estado brasileiro, tendo como método uma pesquisa teórica, qualitativa e observação participante no estilo de etnografia para compreender o porquê das coisas e refletir sobre os princípios éticos, costumes, crenças e valores cujas bases filosóficas, sociológicas e teológicas buscam a razão de ser do sujeito e suas relações com o próximo e o meio ambiente, partindo do pressuposto de que a ética nas organizações públicas tem sido objeto de pesquisa desde a antiguidade e na atualidade, é uma questão de sobrevivência. Para as instituições se manterem sólidas, faz-se necessário compreender como os códigos de conduta podem contribuir em espaços profissionais para exercer uma consciência ética e moral do indivíduo onde prevaleçam relações fundadas na dignidade da pessoa humana, liberdade e igualdade de direitos possibilitando uma conscientização de todos os envolvidos pautadas nos Princípios Éticos, Constitucionais e Administrativos. Diante dos impactos sobre os valores morais e culturais, esta pesquisa se estrutura em quatro capítulos subdivididos nos seguintes tópicos: Ética nas Relações Sociais, Organizações Públicas, Serviço Público de Educação na Esfera Estadual, Sistema de Funcionamento do Serviço Público e por fim, as Considerações Finais partindo do pressuposto de que o ser humano deve integrar a espiritualidade na gestão como forma de influenciar o seu agir perante o seu semelhante visando resguardar uma administração pública eficaz e moralmente ética com responsabilidade social, como forma de garantir a sustentabilidade e governabilidade das instituições no Estado Democrático de Direito.
Description: 83 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/950
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