Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/950
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Ednalva Rezende dos Anjos de-
dc.date.accessioned2019-03-21T14:29:31Z-
dc.date.available2019-03-21T14:29:31Z-
dc.date.issued2018-11-23-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/950-
dc.description83 p.pt_BR
dc.description.abstractof servants of the educational management in the light of the ethical principles in a secretariat of education of a Brazilian state having as method a theoretical research, qualitative investigation and participant observation in the style of ethnography to understand the reason for things and to reflect on the ethical principles, customs, beliefs and values whose philosophical, sociological and theological bases seek the raison d'être of the subject and its relations with the neighbor and the environment, starting from the assumption that the ethics in the organizations has been the subject of research since antiquity and today, it is a question of survival. For institutions to remain solid, it is necessary to understand how codes of conduct can contribute in professional spaces to exercise an ethical and moral conscience of the individual where relations founded on the dignity of the human person, freedom and equal rights prevail, enabling an awareness of all those involved in the Ethical, Constitutional and Administrative Principles. Given the impacts on moral and cultural values, this research is structured in four chapters subdivided into the following topics: Ethics in Social Relations, Public Organizations, Service and Public Education System in the State sphere, and, finally, the Final Considerations based on the assumption that human beings must integrate spirituality in management as a way of influencing their actions towards their peers in order to safeguard an effective and morally ethical public administration with social responsibility as a way of guaranteeing the sustainability and governance of institutions in the Democratic State of Law.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;613-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrincípios éticospt_BR
dc.subjectOrganizaçãopt_BR
dc.subjectCódigos de condutapt_BR
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subjectÁrea educacionalpt_BR
dc.subjectEthical principlesen
dc.subjectOrganizationen
dc.subjectCodes of conducten
dc.subjectSocial responsibilityen
dc.subjectEducational areaen
dc.titleAnálise de aspectos percebidos da conduta de servidores da Gestão educacional à luz dos princípios éticospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Reblin, Iuri Andréas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4008773551065957pt_BR
dc.contributor.referee2Bessi, Vânia Gisele-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5576556337944768pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de analisar os aspectos percebidos da conduta de servidores e servidoras da gestão educacional à luz dos princípios éticos em uma secretaria de educação de um estado brasileiro, tendo como método uma pesquisa teórica, qualitativa e observação participante no estilo de etnografia para compreender o porquê das coisas e refletir sobre os princípios éticos, costumes, crenças e valores cujas bases filosóficas, sociológicas e teológicas buscam a razão de ser do sujeito e suas relações com o próximo e o meio ambiente, partindo do pressuposto de que a ética nas organizações públicas tem sido objeto de pesquisa desde a antiguidade e na atualidade, é uma questão de sobrevivência. Para as instituições se manterem sólidas, faz-se necessário compreender como os códigos de conduta podem contribuir em espaços profissionais para exercer uma consciência ética e moral do indivíduo onde prevaleçam relações fundadas na dignidade da pessoa humana, liberdade e igualdade de direitos possibilitando uma conscientização de todos os envolvidos pautadas nos Princípios Éticos, Constitucionais e Administrativos. Diante dos impactos sobre os valores morais e culturais, esta pesquisa se estrutura em quatro capítulos subdivididos nos seguintes tópicos: Ética nas Relações Sociais, Organizações Públicas, Serviço Público de Educação na Esfera Estadual, Sistema de Funcionamento do Serviço Público e por fim, as Considerações Finais partindo do pressuposto de que o ser humano deve integrar a espiritualidade na gestão como forma de influenciar o seu agir perante o seu semelhante visando resguardar uma administração pública eficaz e moralmente ética com responsabilidade social, como forma de garantir a sustentabilidade e governabilidade das instituições no Estado Democrático de Direito.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9206369408509849pt_BR
dc.contributor.advisor1Schreiber, Dusan-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5088882022022801pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
souza_era_tmp613.pdfTexto completo pdf660.83 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons