Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/934
Title: A ordenação das mulheres como pastoras na Assembleia de Deus do estado do Amapá: desafios e consequências (2003 a 2016)
metadata.dc.creator: Sena Júnior, Francisco Maurício de
metadata.dc.contributor.advisor1: Zwetsch, Roberto Ervino
Keywords: Mulheres;Ordenação Ministerial;Poder nas Igrejas;Assembleias de Deus;Amapá;Women;Ministerial Order;Power in the Churches;Assemblies of God;Amapá
Issue Date: 19-Nov-2018
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;609
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as relações de poder eclesiástico na ordenação de mulheres na Assembleia de Deus do Amapá, pertencente à Convenção Fraternal da Assembleia de Deus no Amapá (UFIADAP). A partir do processo histórico das mulheres nas suas reivindicações pelo direito à ordenação ministerial, reflete-se acerca do processo de inclusão das mulheres na hierarquia da igreja e os conflitos gerados nas relações de poder entre pastoras e pastores dentro da instituição. A ordenação das mulheres gera desafios na relação da convenção local com a direção nacional. Desta forma, o trabalho parte do marco teórico baseado nos conceitos da Teologia Feminista e na teoria de gênero. Realiza uma retrospectiva histórica das lutas das mulheres na conquista de seus espaços na sociedade. Em seguida, destaca o processo histórico do amadurecimento das consciências das mulheres pentecostais e de como se utilizou das suas estratégias para mudar a história do poder eclesiástico feito para os homens para incluir as mulheres no poder dentro da igreja. Por fim, analisa as intervenções históricas dentro das convenções estaduais e da convenção nacional e o impacto nas mentes dos homens que passam a dividir o poder com as mulheres dentro das convenções. São analisados os desafios e as consequências destas decisões para o povo pentecostal. Verifica-se que se trata de um processo de assimilação lenta, mas sem volta, pois já está escrito no estatuto da nova convenção nacional e local a inclusão da mulher no cargo de pastora e evangelista. Após 100 anos de história da Assembleia de Deus no Brasil, as mulheres pentecostais no Amapá e no Brasil conquistam o seu espaço de direito de igualdade.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/934
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sena junior_fm_tmp609.pdfTexto completo pdf840.27 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons