Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/932
Title: | Educação especial e avaliação numa perspectiva inclusiva: desafios na prática escolar |
metadata.dc.creator: | Soares, Gleise do Socorro Rosa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Reblin, Iuri Andréas |
Keywords: | Avaliação;Inclusão;Estudantes com deficiência;Students with deficiencies;Inclusion;Evaluation |
Issue Date: | 23-Aug-2018 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;605 |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho intitulado “Educação Especial e Avaliação numa perspectiva inclusiva: Desafios na prática escolar” têm como objetivo investigar o papel de docentes que atuam em Sala de Recursos Multifuncional no município de Augusto Corrêa/PA, focado no processo avaliativo de estudantes com deficiência, pautando-se em fundamentos teóricos de Rosita Elder Carvalho, Maria Celina Melchior, Márcia Denise Plestch, dentre outros e outras. A pesquisa se constitui numa abordagem qualitativa, originada a partir de um estudo de caso descritivo, subsidiado pela aplicação de questionários, análise documental de atas de reuniões nas quais os professores e professoras participaram e através de relatórios de atividades destes profissionais, arquivadas no Centro de Atendimento Educacional Especializado Marilene Nascimento, responsável pela orientação do trabalho destes e destas profissionais no município mencionado. Os dados da pesquisa apontaram que a maioria dos e das profissionais que atuam em Sala de Recursos Multifuncional apresentam dúvidas sobre o seu papel junto ao processo de avaliação de estudantes com deficiência, bem como na orientação da avaliação de estudantes com múltiplas deficiências. No entanto, ao final de cada bimestre, é dada a responsabilidade pela adaptação de provas, sendo que esta não é sua atribuição específica e sim do professor ou da professora responsável pela turma. Outro elemento relevante refere-se à falta de atividades adaptadas para estudantes com deficiência na sala de aula, descontextualizadas do restante da turma, visualizadas na ausência de planejamento adequado a especificidade de alunos e alunas com deficiência e sem uma relação com os conteúdos ministrados e com o cotidiano. Ressalta-se que os professores e professoras que atuam na sala de Recursos Multifuncional tem um importante papel no processo de avaliação de estudantes no município, através da articulação e da orientação juntos ao professor e a professora da turma sobre os recursos que poderão ser utilizados na aprendizagem dos alunos e alunas com deficiência. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/932 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
soares_gsr_tmp605.pdf | Texto completo pdf | 465.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License