Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/923
Title: Política educacional no Brasil: um olhar sobre a educação indígena no Brasil
metadata.dc.creator: Vieira, Francisquinha da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Bobsin, Oneide
Keywords: EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Educação pública;Educação indígena;Inclusão;Public education;Indigenous education;Inclusion
Issue Date: 16-Jul-2018
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;596
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho final de mestrado profissional aqui apresentado vale-se de um estudo bibliográfico e tem como objetivo analisar a educação pública na perspectiva da inclusão indígena. A educação pública tem sido uma temática amplamente discutida entre vários estudiosos da área educacional. Pretende-se uma aproximação deste universo teórico a fim de compreender os tópicos fundamentais da educação democrática que respeite a diversidade cultural e religiosa de todos os brasileiros e de todas as brasileiras. Assim, busca-se partir de uma visão geral dos aspectos históricos, considerando a situação acerca da inclusão dos povos indígenas no processo educacional brasileiro. O conceito de inclusão perpassará todo o trabalho. Ele nos remete a um sentido mais penetrante ao tratar da inclusão das populações indígenas na educação pública brasileira, pois requer processos que vão além da simples tentativa de integração social, imiscuindo-se à necessidade de reconhece-los em suas próprias identidades como povos originários. Portanto, nos perguntaremos como os povos indígenas se inserem na educação pública, considerando a sua diversidade cultural e religiosa. E isto acontece na medida em que exercem a sua cidadania nos espaços educacionais formais e não formais.
Description: 85 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/923
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vieira_fs_tmp597.pdfTexto completo622.36 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons