Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/923
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Vieira, Francisquinha da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-18T14:24:18Z | - |
dc.date.available | 2018-12-18T14:24:18Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-16 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/923 | - |
dc.description | 85 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | This final paper of the professional master’s program presented here is a bibliographic study and its goal is to analyze public education from the perspective of inclusion of indigenous people. Public education has been a widely discussed theme among various scholars in the educational area. The intent is to gain proximity to this theoretical universe to comprehend the fundamental topics of democratic education which respects the cultural and religious diversity of all the Brazilians. Thus, one seeks to start with a general vision of the historical aspects, considering the situation around the inclusion of indigenous peoples in the Brazilian educational process. The concept of inclusion is present throughout the paper. It remits us to a more penetrating sense when dealing with the inclusion of indigenous peoples in Brazilian public education, since it requires processes which go beyond the simple attempt at social integration, involving itself with the need to recognize them in their own identities as first nation peoples. Therefore, we will ask ourselves how the indigenous peoples are inserted in public education, considering their cultural and religious diversity. And this happens as they exert their citizenship in the formal and informal spaces of education. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;596 | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE | pt_BR |
dc.subject | Educação pública | pt_BR |
dc.subject | Educação indígena | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Public education | en |
dc.subject | Indigenous education | en |
dc.subject | Inclusion | en |
dc.title | Política educacional no Brasil: um olhar sobre a educação indígena no Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Reblin, Iuri Andréas | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Custódio, Elivaldo Serrão | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8819683729192070 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho final de mestrado profissional aqui apresentado vale-se de um estudo bibliográfico e tem como objetivo analisar a educação pública na perspectiva da inclusão indígena. A educação pública tem sido uma temática amplamente discutida entre vários estudiosos da área educacional. Pretende-se uma aproximação deste universo teórico a fim de compreender os tópicos fundamentais da educação democrática que respeite a diversidade cultural e religiosa de todos os brasileiros e de todas as brasileiras. Assim, busca-se partir de uma visão geral dos aspectos históricos, considerando a situação acerca da inclusão dos povos indígenas no processo educacional brasileiro. O conceito de inclusão perpassará todo o trabalho. Ele nos remete a um sentido mais penetrante ao tratar da inclusão das populações indígenas na educação pública brasileira, pois requer processos que vão além da simples tentativa de integração social, imiscuindo-se à necessidade de reconhece-los em suas próprias identidades como povos originários. Portanto, nos perguntaremos como os povos indígenas se inserem na educação pública, considerando a sua diversidade cultural e religiosa. E isto acontece na medida em que exercem a sua cidadania nos espaços educacionais formais e não formais. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5086220225511159 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bobsin, Oneide | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9895594646147746 | pt_BR |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
vieira_fs_tmp597.pdf | Texto completo | 622.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License