Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/921
Title: Henri Wallon, afeto e aprendizagem: um percurso teórico
metadata.dc.creator: Cavalcante, Raquel Maria Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Wondracek, Karin Hellen Kepler
Keywords: ÉTICA E GESTÃO;Henri Wallon;Educação;Aprendizagem;Afeto;Education;Learning;Affection
Issue Date: 17-Sep-2018
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;602
metadata.dc.description.resumo: O tema da dissertação é a relação entre a aprendizagem e o afeto na educação a partir do pensamento do francês Henri Paul Hyacinthe Wallon. O desenvolvimento da aprendizagem é influenciado por diversos fatores, como o meio social (questões econômicas e culturais, por exemplo), e também as relações de afeto. O objetivo da pesquisa é conhecer como a afetividade contribui para a aprendizagem. Wallon articula as questões emocionais com as cognitivas, defendendo que há uma ligação indissolúvel e recíproca entre o desenvolvimento psíquico e o desenvolvimento biológico do indivíduo, e, portanto, influenciadores diretos no processo de aprendizagem. Através de pesquisa bibliográfica, esboça-se, inicialmente, a vida e a obra do autor, uma vez que a trajetória da sua vida pessoal acaba por refletir a construção do seu pensamento, uma vez que as áreas do conhecimento da sua vida acadêmica e, posteriormente, profissional, acabam por serem fundamentais na elaboração das suas ideias. Trata-se das ideias de Wallon acerca da escola, de como as pessoas aprendem e como se dá a relação entre as pessoas aprendentes e as pessoas docentes para, então, tratar da afetividade e a sua relação com a aprendizagem.
Description: 58 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/921
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cavalcante_rms_tmp603.pdfTexto completo562.78 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons