Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/921
Title: | Henri Wallon, afeto e aprendizagem: um percurso teórico |
metadata.dc.creator: | Cavalcante, Raquel Maria Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Wondracek, Karin Hellen Kepler |
Keywords: | ÉTICA E GESTÃO;Henri Wallon;Educação;Aprendizagem;Afeto;Education;Learning;Affection |
Issue Date: | 17-Sep-2018 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;602 |
metadata.dc.description.resumo: | O tema da dissertação é a relação entre a aprendizagem e o afeto na educação a partir do pensamento do francês Henri Paul Hyacinthe Wallon. O desenvolvimento da aprendizagem é influenciado por diversos fatores, como o meio social (questões econômicas e culturais, por exemplo), e também as relações de afeto. O objetivo da pesquisa é conhecer como a afetividade contribui para a aprendizagem. Wallon articula as questões emocionais com as cognitivas, defendendo que há uma ligação indissolúvel e recíproca entre o desenvolvimento psíquico e o desenvolvimento biológico do indivíduo, e, portanto, influenciadores diretos no processo de aprendizagem. Através de pesquisa bibliográfica, esboça-se, inicialmente, a vida e a obra do autor, uma vez que a trajetória da sua vida pessoal acaba por refletir a construção do seu pensamento, uma vez que as áreas do conhecimento da sua vida acadêmica e, posteriormente, profissional, acabam por serem fundamentais na elaboração das suas ideias. Trata-se das ideias de Wallon acerca da escola, de como as pessoas aprendem e como se dá a relação entre as pessoas aprendentes e as pessoas docentes para, então, tratar da afetividade e a sua relação com a aprendizagem. |
Description: | 58 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/921 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
cavalcante_rms_tmp603.pdf | Texto completo | 562.78 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License